google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Uns dos maiores violinistas do mundo 45 minutos em que tocou, foi ignorado pelos passantes

sábado, 21 de março de 2015

Uns dos maiores violinistas do mundo 45 minutos em que tocou, foi ignorado pelos passantes

Aquela poderia ser mais uma manhã como outra qualquer. Um sujeito desce na estação do metrô, vestindo jeans, camiseta e boné, encosta-se próximo à entrada, tira um violino da caixa e começa a tocar com entusiasmo para a multidão que passa por ali, bem na hora do rush matinal. Mesmo assim, durante os 45 minutos em que tocou, foi praticamente ignorado pelos passantes.

Ninguém sabia, mas o músico era Joshua Bell, um dos maiores violinistas do mundo! Executava músicas consagradas num instrumento raríssimo, um Stradivarius de 1713, com valor estimado em de 3 milhões de dólares.

Alguns dias antes, Bell havia tocado no Symphony Hall de Boston, onde os melhores lugares custaram a bagatela de 1000 dólares.A experiência, gravada em vídeo, mostra homens e mulheres de andar ligeiro, celular no ouvido, crachá balançando no pescoço, indiferentes ao som do violino.

A iniciativa, realizada pelo jornal The Washington Post, era a de lançar um debate sobre valor, contexto e arte.

Conclusão: estamos acostumados a dar valor às coisas quando estão num contexto.

Bell era uma obra de arte sem moldura. Um artefato de luxo sem etiqueta de grife.

Esse é um exemplo daquelas tantas situações que acontecem em nossas vidas e que são únicas e às quais não damos a menor atenção porque não vêm com a etiqueta de preço. O que tem valor real para nós, independentemente de marcas, preços e grifes? É o que o mercado diz que você deve ter, sentir, vestir ou ser?

Essa experiência mostra como, na sociedade em que vivemos, os nossos sentimentos e a nossa apreciação de beleza podem ser manipulados pelo mercado, pela mídia e pelas instituições que detém o poder financeiro.

Mostra-nos, ainda, que a maioria das pessoas só valoriza aquilo que está precificado, com a falsa ideia de que o que é mais caro é melhor...

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...