google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Doenças: cuidados no verão: não estrague suas férias

quinta-feira, 5 de março de 2015

Doenças: cuidados no verão: não estrague suas férias


Algumas doenças se tornam mais frequentes devido às características da estação. O verão é a época mais quente do ano e também a que exige mais cuidados com a saúde, pois o calor proporciona condições ideais para a ocorrência de algumas doenças.


As doenças mais frequentes no verão são aquelas que levam a perda de líquidos e a desidratação. No entanto, outras doenças também são muito comuns. A insolação, as micoses e a intoxicação alimentar são outras doenças dessa época que podem atrapalhar as suas férias.


-->


As mais comuns são:

A otite externa 
Por ser quente, úmido e escuro, o canal auditivo se inflama com facilidade e infecções causadas por fungos e bactérias acontecem. A otite externa ocorre principalmente em pessoas que frequentam praias e piscinas regularmente.

O uso de protetor de ouvido é recomendado para evitar a contaminação.

Conjuntivite Bacteriana
Conjuntivite Bacteriana É a inflamação da pele transparente que recobre os olhos. É muito fácil contraí-la ao frequentar praias e piscinas impróprias para banho. 

Para evitar a contaminação é importante não usar locais impróprios pra banho, nem toalhas de outras pessoas e evitar contato com pessoas infectadas.

Câncer de pele
Uma das principais causas é a exposição excessiva ao sol. Os sinais mais comuns são: mudanças na pele, sinais e verrugas que crescem ou mudam de cor.

Para se prevenir basta evitar exposição ao sol nos horários em que ele está mais forte, das 10 horas da manhã até às 16 horas da tarde. Usar filtro solar diariamente e evitar cigarro.

Brotoejas
Bolinhas de água vermelhas acompanhadas de coceira, erupções que aparecem em crianças nas regiões das dobras de pele. Estão relacionadas à secreção das glândulas sudoríparas e aparecem por causa do excesso do calor e transpiração.

Evite o sol e ambientes e banhos quentes. Para acalmar a irritação use amido de milho ou pasta d’água nas feridas.

Acne
A oleosidade da pele aumenta e favorece o surgimento de acne, a exposição ao sol aumenta a produção sebácea que piora a acne.

Para quem sofre deste problema o melhor é evitar exposição ao sol.

Candidíase
Aparecem mais no verão, pois as pessoas costumam ficar com roupa de banho molhada depois que voltam para casa. Isso facilita a proliferação de fungos. A doença se caracteriza pela formação de pequenos pontos vermelhos e coceira nos genitais e em mucosas, como o canto da boca.

O pano branco ou pitiríase versicolor
O causador é um fungo Ptyrosporum ovale, que existe normalmente no meio ambiente, mas só causa problemas de saúde se tiver condições adequadas para isso. O pano branco só aparece quando a pessoa está com baixa imunidade, e quando o fungo se encontra em um ambiente úmido e de bastante calor. Os sintomas são manchas brancas na pele, mas em alguns casos as manchas podem ser castanhas ou avermelhadas.

Impetigo
Doença causada pelo desequilíbrio da população de uma bactéria normalmente presente na pele, a Streptococus pyogenes, e que pode ser deflagrada por mudanças no clima. Lesões na pele, como causadas por picadas de insetos, são o local ideal para o desenvolvimento e ação dessa bactéria, causando inflamação e forma uma crosta cor-de-mel na ferida.

Pé-de-atleta ou frieira 
Essa micose aparece entre os dedos e causa vermelhidão na pele dos pés. Ela é altamente contagiosa, mas geralmente as pessoas costumam contrair tal fungo por meio do próprio ambiente. Por isso é importante não andar descalço em vestuário de piscina, tocar em animais conhecidos e usar calçados de outras pessoas. Deixe o ambiente arejado e use sandálias abertas sempre que possível, use roupas de algodão que facilitam a transpiração e enxugue bem todas as “dobras” do corpo.

Verminose
Pode ser contraída nas praias e transmitida pelas larvas de parasitas presentes em fezes de cachorro. O parasita entra pela pele, principalmente pelos pés, e causa inflamação.












Onicomicose
A doença que afeta as unhas. Provocada por fungos e também pelas leveduras. Começa na ponta da unha, deixando-a amarela, espessa e com uma aparência feia. Além disso, ela dói bastante e incomoda.

Desidratação
A desidratação se caracteriza pela perda de líquidos e sais minerais do corpo. Essa perda pode se tornar excessiva por vários motivos. O simples aumento da transpiração ou uma intoxicação alimentar podem ser fatores determinantes na hora de ficar doente.

Use roupas leves, beba bastante líquidos, evite ingerir alimentos que tenham ficado muito tempo fora da geladeira, e se preferir ficar em lugares arejados.

Insolação
Acontece quando a pessoa fica tempo demais exposta ao sol. Seus sintomas são intensa falta de ar, dor de cabeça, náuseas, tontura, temperatura do corpo elevada, pele quente, avermelhada e seca, extremidades arroxeadas e até mesmo inconsciência.

Com ela também vem desidratação e queimaduras e até bolhas na pele. Evite o sol em horários em que ele está mais forte e use filtro solar.

Intoxicação alimentar
Alimentos fornecidos na rua nem sempre são preparados com higiene ou bem armazenados. Podem estar contaminados e causar intoxicação. Em geral os sintomas duram poucos dias. Nos casos menos graves, um dia de repouso e a ingestão de uma grande quantidade de água e sucos, são suficientes para compensar a perda de líquidos provocada pela diarreia ou pelos vômitos. 

Com alguns cuidados básicos você poderá fazer com que o verão seja ainda mais prazeroso.


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...