google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Muito cuidado com desidratação pela exposição direta ao sol

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Muito cuidado com desidratação pela exposição direta ao sol

Segundo o médico Renato Igino dos Santos, a desidratação é a perda de líquidos e sais minerais do corpo. 

"Normalmente, perdemos em média 2,5 litros de água por dia, seja pela urina, fezes, suor ou até mesmo pela respiração. Essa perda pode ser aumentada por vários fatores no verão.





-->


O aumento da transpiração, ou ainda alterações provocadas pela ingestão de alimentos contaminados ou mal conservados como vômitos e diarréias são mais frequentes neste período", alerta o médico.

Quando uma pessoa está desidratada, ela apresenta sede, fica muito tempo sem urinar, com a boca e mucosas secas, olhos ressecados e fundos e mais irritada.

A desidratação pode ser grave e, por isso, deve ser evitada. 

Algumas dicas importantes para prevenir a desidratação são: prefira local arejado e com sombra, use roupas leves e ingira constantemente líquidos. Também se deve estar atento aos alimentos consumidos.

"O soro caseiro pode ser utilizado sempre que se suspeitar de uma desidratação. Mas há casos em que a desidratação se torna mais grave, sendo necessário o atendimento hospitalar", recomenda Igino.

Insolação

A insolação é provocada pela exposição excessiva ao sol. Ela pode provocar intensa falta de ar, dor de cabeça, náuseas e tontura, temperatura do corpo elevada, pele quente, avermelhada e seca, extremidades arroxeadas e até mesmo a inconsciência.

Mesmo sem estar diretamente exposto ao sol, é possível ter insolação. A areia reflete o sol e, desse jeito, aumenta a temperatura da pessoa pelo calor, não pela exposição direta ao sol. Nesse caso, a pessoa não queima, mas assa. Os sintomas são idênticos aos da insolação.

Na insolação ocorre também desidratação e o indivíduo apresenta queimaduras que no início se manifestam por pele vermelha e ardida e quando em estágios mais avançados e graves leva a formação de bolhas na pele.

Ao primeiro sinal de insolação, é aconselhado que a pessoa procure a sombra além de se hidratar de forma adequada. Em casos graves de queimadura e de aumento da temperatura corporal é necessário procurar o atendimento médico.

As pessoas devem evitar tomar sol entre 10h e 16h (11h e 17h, no horário de verão), e não devem fazer exercícios físicos sob o sol nesse horário. É aconselhado também tomar cerca de dois a três litros de água por dia e usar protetor solar pelo menos 15 minutos antes da exposição ao sol, repetindo a aplicação a cada duas horas.


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...