google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Você sabia cavalo-marinho, é o pai que fica grávido!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Você sabia cavalo-marinho, é o pai que fica grávido!

O que permite ao cavalo-marinho macho engravidar é uma bolsa incubadora na qual ele transporta os ovos depositados pela fêmea. O casal entrelaça as caudas alinhando um tubo chamado de ovipositor com a bolsa do macho, que seria similar à dos cangurus.






Os óvulos são fecundados pelos espermatozoides e permanecem de quatro a oito semanas, até ficarem maduros.


Quando os filhotes estão prontos para nascer, o macho se contorce em posição esférica para expulsar os cavalos-marinhos, que são transparentes e medem cerca de pouco mais 1 centímetro individualmente. Os filhotes são minúsculos, mas parecem a miniatura dos adultos! Esse acasalamento da espécie sempre ocorre na primavera.



A popularidade dos Cavalos marinhos não é surpresa quando consideramos alguns itens especiais:
é de fato um peixe, com cabeça de cavalo, habilidades de mudança de cor como um camaleão, uma cauda preensil como a de um macaco, um corpo duro como o de um tatu, com uma bolsa de canguru e olhos como os de um lagarto. Julgando-se pela sua aparência, deu-se a idéia que a natureza reuniu todos estes animais em um só ser, o qual foi denominado Cavalo Marinho.



Nome Científico:
(variedades mais comuns) Syngnathidae
Hippocampus Kuda

Origem: Oceano Atlântico e Pacífico
Alimentação: Eles são monofágicos, ou seja alimentam-se somente de pequenos crustáceos.
Comportamento: Na natureza ficam presos à corais e gorgônias com suas caudas. Somente nadam em busca de alimento quando há falta deste. Adaptam-se bem em aquários comunitários com outros peixes pequenos e lentos, mas não deverá ser colocado em aquário com invertebrados. (alguns invertebrados o atacam e outros são atacados pelo cavalo-marinho).

Onde vivem
Para que possam se alimentar, eles utilizam o seu focinho tubular, e tem mais, são os seres mais interessantes do mar, são capazes de mexer os olhos para lá e para cá um independente do outro, nadam na posição vertical e são cobertos com placas em anel e possuem espinhos na nadadeira dorsal. Devem ser criados em aquários ornamentais e de água salgada, porém necessitam de cuidados especiais para sobreviverem.


-->

Nada com o corpo em posição vertical e a cabeça para frente, movimentando-se pela vibração das barbatanas dorsais. A cauda, longa e preênsil, permite-lhe agarrar-se às plantas submarinas enquanto come pequenos crustáceos. Vive nos fundos aquáticos, arenosos ou ludosos, em profundidades que variam de 8 a 45 metros. O cavalo-marinho tem cerca de 15centímetros de comprimento. Peso do cavalo-marinho: Média de 50 a 100 gramas. 



Devido a esta bizarra anatomia, estes animais são mestres em prender a atenção de pessoas de qualquer faixa etária, as pessoas ficam paralisadas e boquiabertas quando ficam frente a frente com estes animais em algum aquário público ou até mesmo em lojas especializadas no comércio de animais aquáticos. No primeiro encontro entre seres humanos e estas agradáveis criaturas, a primeira reação é a de estar vendo algo que achavam não existir, poucos minutos depois são chamados de frágeis, meigos e maravilhosos.


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...