google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Salmonella: bactérias perigosa do ovo mal passado

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Salmonella: bactérias perigosa do ovo mal passado

Comer ovos crus não traz nenhuma vantagem e você pode está correndo grandes riscos ao fazer isso. O nome do perigo é salmonelose, doença causada pelas bactérias do gênero Salmonella, que infectam cerca de 1% dos ovos de galinha.








-->

Ela causa diarreia, vômitos e febre muito fortes. “Crianças, idosos e pessoas imunodeprimidas podem até morrer”, diz o veterinário José Paes Pinto, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Botucatu. “Ovos são especialmente problemáticos em pratos que são consumidos por muita gente e passam horas sem refrigeração.” O exemplo clássico é a maionese servida em um casamento que reúne, digamos, 200 pessoas por cinco horas – nesse tempo, a colônia bacteriana pode tomar conta do repasto.

A salmonela vive nos intestinos das aves e a contaminação, em geral, ocorre na postura do ovo, por rachaduras na casca. Aí seria só descartar os ovos rachados e lavar os outros. Ocorre que uma entre as cerca de 2 500 variedades da praga atinge o ovo enquanto ele está em formação. É, portanto, impossível distinguir um ovo sadio de outro infectado com salmonela. Como evitá-la, então?Cozinhando os ovos. “A salmonela morre em temperaturas acima de 65 graus”, diz José. 

Como a gema solidifica a 60 graus, diga adeus ao ovo frito com gema mole. Maionese caseira, de ovos crus, nem pensar – mas coma sem medo a industrializada, feita com ovos cozidos.


Curiosidade: você sabia que para testar se um ovo está fresco é só colocar em água? Se estiver fresco, o ovo afunda. Se não estiver fresco, ele bóia. Isso acontece porque o ovo fresco (ou recém-posto) preenche quase toda a casca e contém uma pequena bolsa de ar no interior. À medida que o ovo "envelhece", ele perde água de seu interior que evapora através dos poros da casca. Assim, a bolsa de ar cresce e o ovo fica menos denso (já que perdeu massa e manteve o mesmo volume pois a casca continua intacta). 

É FÁCIL SABER SE O OVO ESTÁ BOM PARA O CONSUMO

Se o ovo fica no fundo de um copo com água, é bem fresco.

Em 1 ou 2 semanas, o ovo bóia o suficiente para se manter na vertical, no fundo do copo com água, mas ainda pode ser usado.

Se o ovo bóia na superfície do copo com água, já está muito velho para ser usado!

NUNCA COMA OVOS VELHOS PARA NÃO CORRER O RISCO DA BACTÉRIA SALMONELA OU INTOXICAÇÃO ALIMENTAR!


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...