google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Ornitorrinco: você conhece esse animal lindo e estranho

sábado, 31 de janeiro de 2015

Ornitorrinco: você conhece esse animal lindo e estranho

Ornitorrinco é anfíbio, mamífero, réptil ou peixe?


Ele é um mamífero!
O ornitorrinco parece mesmo ter partes que vieram de diversos bichos. Quatro patas e um bico. Ele possui membranas entre os dedos como os pés do pato, cauda parecida com a de um castor Apesar da esquisitice, como todos os mamíferos, a fêmea ornitorrinco produz leite e amamenta os filhote.


O ornitorrinco é um mamífero muito diferente dos outros. A fêmea não dá a luz, põe ovos e choca. Os filhotes nascem de ovos que são chocados e, depois que nascem, são amamentados. As fêmeas não têm tetas, mesmo assim amamentam os bebês. O leite produzido pelas glândulas mamárias escorre e fica acumulado na região do peito da mamãe ornitorrinco. Os filhotes vão lá e lambem o leite.


Para botar e chocar seus ovos, de um a três de cada vez, a fêmea cava um túnel que pode chegar a 1,8 m de profundidade, sendo que geralmente a entrada principal desse “ninho” fica embaixo da água. Os ovos medem de 2 a 2,5 cm, são moles, e parecidos com os ovos de tartarugas e cobras. Somente enquanto está dentro do ovo, o ornitorrinco possui um único dente na ponta do bico, o chamado dente do ovo, que lhe serve apenas para furar a casca do ovo, perdendo-o logo em seguida. 


Quando os filhotes nascem, a fêmea usa a cauda para puxá-los para junto de si, com o objetivo de amamentá-los. Os filhotes ficam meses no ninho, pois nascem cegos e pelados. São desmamados quando chegam a aproximadamente 30 cm.

Além de pôr ovos, ser mamífero, ter bico e viver na água, o ornitorrinco ainda por cima é venenoso. Todos os quatro pés do ornitorrinco têm garras, e cada pata tem cinco dedos. Os machos apresentam um sexto dedo nas patas traseiras, no qual existem esporões tóxicos, servindo como instrumento de defesa do animal. O veneno fica em suas garras, As quatro patas também servem de nadadeiras, e o bichinho pode ficar até cinco minutos debaixo da água.


O ornitorrinco alimenta-se de vermes, girinos, moluscos, crustáceos(camarões), peixinhos e insetos que captura no fundo dos rios e córregos. Quando adultos, os ornitorrincos não tem dentes, por isso, usa as placas córneas das maxilas para a mastigação.


-->
Pouco sabe-se a respeito da reprodução dos ornitorrincos. O que se sabe é que ele só esta preparado para a reprodução após os sete anos. Na época de reprodução, normalmente nos meses de julho e agosto, seus órgãos reprodutores, tanto dos machos quanto das fêmeas aumentam de tamanho.Considerando a calda, o ornitorrinco pode chegar a medir 60 cm de comprimento.


Ornitorrinco é confirmado como ave, réptil e mamífero. Estudos sobre o genoma do ornitorrinco, o estranho animal com pele, pêlos, bico de pato, rabo de castor e patas com membranas, apontaram que o animal é, ao mesmo tempo, um réptil, um pássaro e um mamífero, segundo relatório publicado pela revista Nature.




A espécie de 40 cm de comprimento faz parte da família dos monotremados: a fêmea produz leite para alimentar os filhotes e são ovíparos. Sua pele é adaptada à vida na água e o macho possui um veneno comparável ao das serpentes.

"O genoma do ornitorrinco (Ornithorhyncus anatinus), assim como o próprio animal, apresenta um amálgama de características que pertencem a um réptil ancestral e são derivadas de mamíferos", segundo os pesquisadores. Alguns dos 52 cromossomos, ligados às características sexuais, correspondem também a aves.

"Esta mistura fascinante dos traços no genoma do ornitorrinco traz muitos indícios sobre o funcionamento e a evolução de todos os genomas de mamíferos", afirma em um comunicado o principal autor do estudio, Richard Wilson, diretor do Centro de Genoma da Universidade de Washington.

De fato, se compararmos seu genoma ao de outros mamíferos "seremos capazes de estudar os genes que foram conservados durante a evolução", explica. O ornitorrinco é "único", uma vez que manteve características de répteis e mamíferos, especificidade que a maioria das espécies perdeu ao longo da evolução, lembra por sua vez Wes Warren, da mesma universidade.

O seqüenciamento do genoma do ornitorrinco foi realizado com uma fêmea, batizada de Glennie, que vive na Austrália. Equipes de oito países participaram da pesquisa, entre os quais Estados Unidos, Austrália, França, Inglaterra e Espanha.

Ao longo da análise, os cientistas compararam o genoma de Glennie ao de homens, cachorros, ratazanas, gambás e galinhas: o ornitorrinco compartilha 82% de seus genes. Este animal conta com 18,5 mil genes, dos quais dois terços também aparecem no homem.

O ornitorrinco nada com olhos, ouvidos e narinas fechados, guiando-se graças a receptores sensoriais em seu bico para detectar os campos elétricos emitidos por suas presas. Além disso, a fêmea não possui tetas para amamentar os filhotes - estes sugam o leite que sai da pele da mãe, como os marsupiais.


Vídeo: É verdade que os ornitorrincos são os únicos mamíferos que põem ovos? - Pergunta do dia




           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...