google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: O que é colesterol? Cuidado com o colesterol alto!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

O que é colesterol? Cuidado com o colesterol alto!

O colesterol é um tipo de lipídeo que o nosso organismo produz e é essencial para produzir hormônios e vitamina D. 

Ele é encontrado em alimentos de origem animal (ovos, leite integral, carne). 

Nosso organismo possui dois tipos de colesterol: um inimigo para seu coração O LDL, que é conhecido como colesterol “ruim”, esse tipo de colesterol pode causar a obstrução de artérias. O HDL, que é conhecido como colesterol “bom” diminui a formação de placas de gordura e impede o excesso de colesterol ruim.


-->



Na verdade, nosso corpo possui vários tipos de colesterol, cujas somas são chamadas de “colesterol total”.

Quando o colesterol faz mal?
A partir do momento em que o colesterol está acima do normal, ele pode ser prejudicial à saúde, aumentando consideravelmente os riscos de doenças cardiovasculares. Através de exame de sangue, podemos saber como está o nosso colesterol. Se o colesterol total está igual ou acima de 240mg/dl e/ou o colesterol conhecido como “bom” está abaixo de 40mg/dl.

Quando o colesterol está alto, pode ocasionar que a gordura deposite-se nas paredes dos vasos sanguíneos, fazendo com que o fluxo de sangue em regiões importantes do nosso organismo (coração, cérebro, rins) seja insuficiente. As placas de gordura afixadas nas paredes dos vasos sanguíneos podem também se soltar e causar um AVC ou trombose.

Quais as causas de excesso de colesterol no corpo?
Existem bastantes fatores que causam o colesterol alto. Alguns deles são:
Alimentação rica em gordura;
Sedentarismo;
Doenças ligadas a questões hormonais;
Diabetes;
Excesso de bebida alcoólica;
Cirrose;
Porfiria;

Quais medidas devo tomar para evitar o colesterol alto?
Algumas mudanças na alimentação e nos hábitos ajudam a diminuir o colesterol no seu corpo e prevenir os altos níveis de gordura. Confira: medidas que devem ser tomadas para evitar o colesterol alto Cuidado com as conhecidas “gorduras invisíveis”, presentes em queijos (parmesão e mussarela), iogurtes, embutidos e leite integral. Dê sempre preferência ao leite desnatado;
Fuja da gordura trans, que podem aumentar o colesterol ruim e diminuir o colesterol bom. Elas estão presentes em alimentos como margarina, frituras, biscoitos, dentre outros.
Evite consumir gordura saturada, que é aquela que podemos ver, como na picanha de boi.

Na hora de comprar um alimento, leia o seu rótulo para saber da quantidade de gordura que possui.
Procure consumir mais a carne de peixe, cujas propriedades ajudam a diminuir o colesterol. Duas porções por semana é o suficiente.
Evite frituras e dê preferência aos assados, grelhados e ensopados;
Consuma verduras em todas as refeições. Esse excesso não faz mal.
Foi comprovado que o consumo de fibras regularmente ajuda a diminuir o colesterol
Pratique atividades físicas regularmente, como musculação, caminhada e ginástica aeróbica.

Consulte regularmente o seu médico para saber como está o funcionamento do seu coração. É recomendável fazer uma consulta anual.

Se cuidar não é apenas uma questão de beleza. É, acima de tudo, se preocupar com a sua saúde. Portanto, cuide-se se promova mudanças na sua forma de lidar com a sua alimentação e com o seu corpo.



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...