O que é cortisol? Trata-se de um hormônio produzido por glândulas suprarrenais que localizam-se acima dos rins.
O hormônio tem funções como controlar o estresse, reduzir inflamações, auxiliar no funcionamento do sistema imunológico, controlar os níveis de açúcar no sangue e controlar a pressão arterial.
-->
-->
Como está ligado às atividades diárias e à serotonina (substância responsável pelo bem-estar e pelo prazer), os níveis de cortisol no organismo variam durante o dia. Esses níveis do hormônio são maiores durante o período da manhã e tendem a diminuir com o decorrer do dia, variando de 5 a 23mcg/dL ao acordar e de 3 a 16mcg/dL ao longo do dia. Já em pessoas que realizam atividades noturnas, como trabalhar, e ficam acordadas durante a noite esses níveis se invertem.
Cortisol alto pode causar
O cortisol alto pode tanto causar problemas, quanto ser o sinal de um, como acontece no caso da Síndrome de Cushing, doença que leva ao aumento de peso, queda de cabelos, aumento da oleosidade da pele e acúmulo de gordura na região do abdome. Os problemas que o cortisol alto pode causar são:
Perda de massa muscular;
Aumento das chances de ter Osteoporose;
Aumento do peso;
Dificuldades para aprender;
Deficiência no crescimento;
Lapsos (branco) de memória;
Redução dos níveis de testosterona;
Mais sede e mais vontade de urinar;
Desequilíbrio da menstruação;
Diminuição da libido.
O cortisol alto pode ser tratado com medicamentos. Consumir inhame também é uma boa opção natural para auxiliar no tratamento. Outras formas de controlar os níveis de cortisol no sangue de forma natural é praticar atividades físicas regularmente, manter uma alimentação balanceada e saudável, aumentar o consumo da vitamina C e diminuir o consumo de alimentos que possuem cafeína.
Cortisol baixo pode causar
Níveis baixos de cortisol no sangue também podem ocasionar problemas ou indicar a existência de outros, como é o caso da Doença de Addison, que gera sintomas como dores no abdome, emagrecimento, fraquezas, manchas na pele e sensação de tontura ao levantar. Os problemas causados pelo cortisol baixo são:
Fadiga;
Depressão;
Fraqueza;
Sensação de cansaço;
Compulsão repentina em comer coisas doces.
Como funciona o exame de cortisol?
O exame de cortisol detecta os níveis da substância no organismo. Podem ser utilizadas amostras de sangue, urina ou saliva. Caso o resultado dê qualquer alteração, é necessário que o paciente procure um endocrinologista para descobrir por que está acontecendo isso. Os valores de referência utilizados são aqueles mesmos citados anteriormente (5 a 23mcg/dL pela manhã e 3 a 16mcg/dL durante o restante do dia.
O cortisol alterado nem sempre é sinal de doença. Outras causas, como a temperatura e algumas infecções, por exemplo, podem afetar os níveis do hormônio no sangue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário