google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Unhas amareladas, marrons, ocas e quebradiças: micoses

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Unhas amareladas, marrons, ocas e quebradiças: micoses

Dona de casa vive com as mãos úmidas ou molhadas, pois a todo momento está lavando ou limpando alguma coisa. E você trabalhadora do lar, já notou que em algum momento de sua vida suas unhas começaram a ficar amareladas, marrons, ocas e quebradiças? Micoses de unha, eu?


Se isso aconteceu com você, saiba que você pode estar com fungo nas unhas! Esta doença é popularmente conhecida como unheiro, mas seu nome médico é onicomicose e, quando acomete as cutículas também, é chamada paroníquia, ocorrendo com mais freqüência em pessoas que costumam ficar com as mãos úmidas por muito tempo.



-->

Isso acontece porque os fungos gostam de ambientes úmidos e quentes para sobreviver, além disso, utilizam as compostos presentes nas unhas como nutriente para seu desenvolvimento. Esta doença leva muito tempo para se desenvolver e, existem pessoas que só percebem as lesões depois de muitos meses.


Não se trata de uma doença muito grave, na verdade a maioria das pessoas reclama pelo fator estético, já que as unhas ficam bem feias, porém, devemos tomar cuidado, pois pode ser transmitida para outras pessoas, através do contato ou do compartilhamento de objetos. E aí vem mais uma dica, é muito importante ter cuidado com os alicates de unha/cutícula, já que estes utensílios são uma das principais formas de transmissão desta doença.


Existe tratamento para esta doença, mas a pessoa deverá ter muita paciência, pois é longo, podendo durar até 6 meses. Por isso minhas amigas, ao notar que suas unhas começaram a adquirir um aspecto estranho, procurem um médico dermatologista, ele saberá recomendar o tratamento mais adequado.



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...