google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: O homem, um ser finito, perfectível e inacabado

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

O homem, um ser finito, perfectível e inacabado

O homem é o único ser vivo que tem consciência de sua finitude. Sabe que sua vida tem começo, meio e fim: é um "ser-para-a-morte". Dessa maneira, ele não se satisfaz com o que é ou com aquilo que possui. Está continuamente buscando algo mais. Aspira ao infinito e deseja alcançá-lo. Ao mesmo tempo, está consciente de seus limites: é um ser finito que procura a perfeição e o absoluto. 



Essa situação contraditória e paradoxal gera uma crise existencial, superada em parte pela crença na imortalidade da alma e na existência de um Deus e de uma vida após a morte. É a maneira encontrada pelo homem para transcender sua contingência e sua limitação impostas pela matéria e alçar voo rumo à espiritualidade.

Saindo do ciclo material e mesmo racional, ele se projeta no mundo espiritual, na esfera do absoluto e do infinito. Assim, pode-se afirmar que o homem é um ser religioso e espiritual: adora, cultua e reverencia forças e divindades consideradas entidades superiores e transcendentais. Diante de um mundo hostil e de uma realidade indecifrável, ele reza, arrepende-se, pede perdão pelos erros cometidos e 

Transcendência: O primeiro significado foi usado primeiramente para se referir a relação de Deus com o mundo e de particular importância na teologia. Neste caso transcendente significa que Deus está completamente além dos limites do mundo. Invoca proteção e segurança a um Deus que condensa as ideias de infinitude, perfeição e completude.





     







   








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...