![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0YyBCbdbAE44IjuwAghtEO3PlsoSpWSsHGEFVf0h0nNz6npa3bWpOII1at8ALaYjx76KxrdEa5QWDSiIuaYA9wA4DBLBUwdF5KKDSByvOc2NIOyNn7hNMZcBOBWe7SY5HZIdiVOjS5K0/s1600/cistite-infeccao-urina-urinaria.jpg)
Muitas mulheres sentem ou já sentiram ardência ou dor na região genital, e uma das principais causas desse desconforto é a infecção urinária. Mais comum no público feminino, a infecção é causada pela chegada de bactérias na bexiga.
Uma das maneiras de diminuir o risco de inflamações é fazer xixi logo após a relação sexual, para “lavar” a uretra e eliminar bactérias que possam ter entrado.
Segundo os médicos, segurar o xixi por muito tempo, assim como o atrito durante o sexo, são causas comuns da infecção urinária, que também pode ser causada por candidíase – doença causada por fungos que acontece quando a mulher está com baixa imunidade ou usa biquíni ou roupas molhadas por muito tempo.
Ter relações sexuais com camisinha reduz o risco de ter infecção urinária?
Resposta Sim, mas pouco
"Como a principal causa da infecção urinária é a passagem de micro-organismos da uretra para a bexiga, o aumento de secreções, como o sêmen, no canal vaginal pode favorecer essa ascensão e, assim, aumentar o risco de infecção urinária", afirma a ginecologista Ana Paula Aldrighi, do Hospital e Maternidade São Luiz. Por isso, usar camisinha ajuda a prevenir o problema. A especialista afirma, entretanto, que a própria penetração já é um fator que contribui para a subida desses micro-organismos.
Segurar a urina favorece a infecção urinária porque?
Resposta Faz com que o trato urinário fique muito tempo ser ser higienizado
"Embora a urina carregue muitas impurezas, ela higieniza o canal urinário ao ser eliminada, levando junto bactérias que estavam em ascensão na uretra", afirma a ginecologista Maria Rita. Evite, portanto, reter a urina por muito tempo.
No tratamento, a alta ingestão de água - mais do que os dois litros recomendados para o dia a dia - e o subsequente aumento da urina resolvem de 60 a 70% dos casos.
Nos casos mais graves, um tratamento com antibióticos dá conta de tratar a doença. O importante é lembrar que a prevenção e o tratamento precoces são ótimos aliados contra as infecções urinárias mais graves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário