google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Algumas dicas de como se alimentar com saúde

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Algumas dicas de como se alimentar com saúde

Podemos verificar com bastante facilidade que uma grande maioria das pessoas acabam por adorar comer coisas que de certa forma são consideradas como proibidas, como por exemplo batata frita, coxinhas, risolis, entre tantos outros salgados, no entanto, o que ocorre é que estas frituras são bastante prejudiciais para a nossa saúde, principalmente quando consumidas em grandes quantidades, sendo assim, vamos verificar algumas dicas para que assim se possa consumir estas frituras sem que elas sejam tão prejudiciais.

Publicidade
Dicas de Alimentação
A primeira dica importante, é que há alguns alimentos que são servidos fritos, no entanto não precisam necessariamente serem servidos desta forma, ou seja, eles podem ser assados, e então acabam por ser bem menos prejudiciais a saúde. No entanto, há aqueles que realmente necessitam ser fritos, como por exemplo as batatas que tanto agradam ao público. 

Sendo assim, algumas dicas podem ser utilizadas para que estes alimentos não sejam tão prejudiciais, como por exemplo na escolha do óleo que será utilizado no processo de frituras, sendo que os que podem ser considerados como os mais indicados são os óleos de soja, canola e de girassol, que possuem em sua composição o ômega 3 e 6 que são benefícios para a nossa saúde.

Outra dica muito importante é com relação a temperatura do óleo, é fato que para que o alimento fique mais saboroso, o ideal é que o óleo já esteja quente, no entanto, é interessante que se evite que ele chegue a uma temperatura em que saia fumaça, pois esta é tóxica para o nosso organismo, além de fazer com que a cozinha se torne uma verdadeira bagunça. 

E claro que não podemos nos esquecer do velho truque de deixar a gordura escorrer e também ser absorvidas pelos papéis que são vendidos no mercado justamente para esta finalidade. 

E outra dica muito importante é sempre utilizar o óleo limpo, para que este não acabe por liberar gordura trans, que nada mais é do que aquele óleo que é prejudicial ao nosso organismo.

E claro que devemos citar que para que um alimento frito não seja tão prejudicial a nossa saúde, é que este adequado para a nossa alimentação, ou seja, não apenas massas, mas sim bolinhos como o de espinafre, entre outros que fazem com que a alimentação seja balanceada.

Retenção de líquido? Dicas e formas de aliviar e prevenir este mal
A retenção de líquido, mais conhecido como “inchaço”, é um mal que acomete muitas pessoas. Faz o indivíduo ficar desconfortável, ou pela dor ou por dar à pessoa um aspecto de mais “cheinha”, seja ele proveniente da má alimentação, do calor, da menstruação, de ficar o dia inteiro em pé, efeito de algum remédio ou até mesmo por um problema de saúde, enfim, não importa! O importante é que a nutrição pode ajudar e muito nessa questão!

Alguns alimentos são conhecidos como “diuréticos”, que ajudam a eliminar esse líquido que saiu da corrente sanguínea e foi para um lugar que não deveria ter ido: no tecido subcutâneo.

São eles: a salsa, couve, rúcula, agrião, almeirão, o abacaxi, a melancia, o pepino, a laranja, manga e alguns chás como o hibiscos, a cavalinha, o chá verde e o chá branco.

O sódio é o vilão da retenção de líquido! Então, o evite ao máximo! Substitua o sal de cozinha por temperos naturais, como cominho, orégano, pimenta, cebola, alho, entre outro – o que não falta é opção. E não é só no sal de cozinha que o vilão se esconde não, ele está também na salsicha, no salame, na mortadela, nas sopas prontas, salgadinhos, refrigerantes e outros alimentos embutidos e enlatados, os quais chamamos de industrializados!

Alimentos ricos em fibras não são diuréticos, mas são alimentos que ajudam muito a melhorar o quadro do inchaço e não esqueça que a atividade física é crucial nesse processo!

Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...