google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Musculação para idoso, afinal ninguém quer ficar dependente

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Musculação para idoso, afinal ninguém quer ficar dependente

A questão da longevidade é um assunto que ganha espaço e importância a cada dia. Com o avanço da medicina e dos cuidados com a saúde, a população idosa tem crescido muito nas últimas décadas e com isso os educadores físicos têm papel fundamental. Eles ajudam a melhorar a condição física e com isso a qualidade de vida dessas pessoas. 







-->

Musculação melhor Idade - "Cuidar da saúde na melhor fase da vida". É importante que o idoso tenha plena condição de andar, subir escadas, enfim de movimentar-se com toda segurança e autonomia.

A base dos programas para a terceira idade explora bastante a musculação, através de aparelhos e exercícios que permitem grande controle das cargas e dos movimentos.

São inúmeros os benefícios que atividade física traz para o idoso. Podemos destacar os principais, em duas esferas: a física e a emocional.

Físico: aumento da força muscular, da densidade óssea (a osteoporose acomete muitos idosos, podendo provocar fraturas), melhora do equilíbrio, coordenação. Enfim, promove ganhos para que o indivíduo possa realizar com maior independência e menor risco de acidentes as atividades do cotidiano. Aliás, a maior reclamação dos praticantes é justamente da perda de sua autonomia que buscam restabelecê-la.


Emocional: diminuição da depressão, mais alegria, aumento da auto-estima, maior desejo de convívio social e maior autoconfiança.


Dicas para se cuidar melhor na terceira idade:
Nunca descuide de sua saúde. Vá regularmente à consultas médicas, realize exames preventivos. Mexa seu corpo, praticando atividade física sempre. Ande, realize tarefas domésticas (limpar, varrer, etc.). Evite o isolamento social, participando de reuniões e eventos onde possa conversar e se divertir com muitas pessoas. Leia e escreva, para manter seu raciocínio. E, se possível, tenha a orientação de um educador físico especializado no grupo da terceira idade.

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...