google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Perigos do corante artificiais para a saúde

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Perigos do corante artificiais para a saúde


As cores vibrantes dos picolés, sucos, doces e salgadinhos atraem crianças e adultos, vítimas em potencial de alergias a corantes a alimentícios."Normalmente ele tem uma alergia mais leve, que vai se agravando conforme o tempo.", completa .

"Alergia é assim. Não é no primeiro contato que acontece o surto alérgico. 

O paciente pode até tomar aquele picolé a vida todo sem ter nada, mas um dia, a imunidade dá um basta e não tolera mais."


-->

Os corantes artificiais estão nos refrescos, gelatina, massas e até nos iogurtes!

Os corantes são aditivos alimentares e estão presentes nos alimentos industrializados como massas, bolos, margarinas, sorvetes, bebidas, gelatinas, biscoitos, entre outros. Existem vários tipos de corantes, os mais comuns são os artificiais e os naturais.

Os tipos artificiais não possuem nenhum valor nutritivo e servem (como o nome sugere) apenas para colorir os alimentos que perderam a coloração na industrialização. “Uma gelatina de morango, por exemplo, se fosse transparente não faria sucesso. Um refrigerante sabor laranja sem corantes ficaria com a aparência de água pura com gás”, argumenta nutricionista Thabata Martins, do Zahra Spa & Estética.

Quando consumidos com frequência, os corantes artificiais podem interferir no processo metabólico e até neurológico. Além disso, o consumo dos aditivos também pode desencadear alergias, irritação estomacal e até prejudicar a pele. Portanto, se perceber uma reação ao produto com o corante artificial, suspenda imediatamente o produto do cardápio.

Diferença entre o corante artificial e o corante natural

O corante natural é derivado de plantas, animais e até minérios. Estes correm riscos de criar um odor mais forte e são sensíveis à luz, diminuindo a resistência do alimento. Já os artificiais são elaborados por compostos químicos, conseguem prolongar a duração do alimento e criam uma aparência mais chamativa.


“A dosagem considerada segura de cada um dos aditivos é determinada pela FAC (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) e ela OMS (Organização Mundial de Saúde)”, explica Thabata. Por isso, antes de consumir um produto desconhecido, fique atenta ao rótulo e às instruções nutricionais do alimento.

Vídeo: Por trás dos rótulos: Gelatina é saudável? -- Andréia Moura -- nutricionista



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...