google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: O melhor remédio é a prevenção. A piramide alimentar

quarta-feira, 7 de maio de 2014

O melhor remédio é a prevenção. A piramide alimentar

Para se ter uma boa saúde é muito importante um cuidado especial com a alimentação, evitar o sedentarismo, praticar atividades físicas, evitar o stress. Tudo isso pode ajudar-nos  a envelhecer de uma maneira mais saudável, melhor.

A Pirâmide alimentar exerce um papel muito importante, quando tratamos de nossa alimentação, evitando excessos poderemos combater de maneira mais eficiente doenças como: Diabetes, obesidade, pressão alta e a desnutrição.



É muito importante ressaltar que a alimentação é diferienciada de pessoa para pessoa, conforme seu estilo de vida, estado físico e mental. Uma pessoa que esta acamada, não deve se alimentar como um operário que trabalha em construção ou na agricultura.

Pessoas que fazem pouco esforço físico nescessitam de mais proteínas, estudantes ou pessoas que trabalham em serviços burocráticos, adminstrativos, nescessitam de alimentos para repor energias mentais. Uma coisa é certa, a princípio, tudo parte da pirâmide alimentar.

Veja como se apresenta:

1 – Alimentos energéticos – Na base de nossa alimentação, estão os alimentos que devem ser consumidos em maior quantidades, ou seja, aqueles que nosso organismo mais nescessita.

Arroz, massas, todos os tipos de cereais, pães, milho, batata, mandioca, inhame.

Estes são os alimentos energéticos, usados em nosso dia a dia os alimentos energéticos são fundamentais  em nosso dia a dia, deve se usado em todas as refeições. Os alimentos energéticos são muito ricos em carboidratos.

2 – Alimentos reguladores – Em segundo lugar em nossa pirâmide alimentar, As verdura, legumes e frutas, apesar de não terem toda a importância dos primeiros, para o nosso corpo, são os que apresentam menos efeitos colaterais, são os mais indicados pelos médicos em regimes, dietas.

Esses alimentos são ricos em sais minerais, vitaminas e fibras, Aumentam a resistência a infecções e melhoram o funcionamento do intestino.

Apesar de ser indicado no almoço e jantar, pelo Ministério da Saúde, em outras culturas podem ser consumidos em outras refeições também. È indicado o consumo de pelo menos duas frutas ao dia.

3 – Alimentos construtores – Peixes, carnes, aves, queijo, ovos, leite e leguminosas secas ( feijão, lentilha, soja, grão de bico, etc,)

São fontes de proteínas, constroem, mantêm e renovam as células do corpo. Ajudam a formar e conservar os cabelos – cabelos, músculos, órgãos, sangue, pele. Alimentos ricos em ferro e cálcio são essenciais para prevenir anemia e osteoporose.

4 – Alimentos energéticos extras – Gorduras e óleos (margarina, manteiga, óleo vegetal, azeite de oliva), açúcares adicionais (doces e açúcar de mesa).

Gorduras e óleos citados acima, bem como o açúcar, usado para adoçar nossos alimentos e bebidas, devem ser usados com moderação. Gordura e óleos apresentam entre suas propriedades as vitaminas A, D, E  e K.

Uma boa alimentação, na quantidade e medida certa, acompanhada de atividades físicas e lazer são a melhor forma de se prevenir contra os males da doença e outros malefícios, como o envelhecimento precoce.



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...