google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Dicas para não contrair gripes e resfriados

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Dicas para não contrair gripes e resfriados

Quantas vezes você já saiu de casa com frio e precisou tirar a blusa porque o sol apareceu à tarde? 

Mesmo no verão, o clima costuma ser inconstante e, sem dúvida, o corpo sofre para se adaptar a essas mudanças. Muitas vezes, isso pode prejudicar a imunidade e deixa o organismo mais suscetível a contrair gripes e resfriados. 






Por isso, o site Huffington Post listou oito maneiras de ficar longe de tosses e espirros.Confira a seguir.

Dormir: enquanto você dorme, seu corpo "cuida" de algumas células para se recuperar do desgaste do dia a dia. Assim, se o seu sono durar entre sete e nove horas, seu corpo terá tempo suficiente para combater infecções. De acordo com um estudo recente, a falta de sono é tão prejudicial para a imunidade quanto o estresse.

Lavar bem as mãos: não há melhor maneira de evitar a gripe do que lavar bem as mãos. Oitenta por cento das infecções são transmitidas por contato com superfícies e objetos em que as pessoas tossiram ou espirraram. “Quando você toca olhos, boca e nariz, leva o vírus para dentro do corpo”, explica Philip M. Tierno, professor clínico de microbiologia e patologia no NYU Langone Medical Center. Por isso, o ideal é lavar as mãos antes de comer, beber e encostar no rosto.

Exercícios: praticar exercícios aumenta a atividade dos glóbulos brancos, que ajudam a atacar os vírus. Tire uma hora por dia e torne sua rotina menos sedentária. “Mesmo que seja andar pelo escritório, subir escadas e ir a pé para o trabalho, a atividade tem que ser contínua”, disse Tierno.

Zinco: receber quantidade adequada de nutrientes e minerais deixa o corpo preparado para lutar e se defender de doenças. Isso envolve a substituição de doces e alimentos gordurosos por legumes, frutas e proteínas magras. Uma das substâncias mais indicadas para a imunidade é o zinco, encontrado em ostras. “Ele interfere no vírus e tem acesso completo às nossas células”, justifica Tierno.

Alho: com propriedades que combatem infecções, o alho é um aliado na hora de lutar contra vírus e bactérias. Isso acontece por conta da substância alicina, presente no alimento.

Beber água: principalmente para quem fica muito tempo em ambientes com ar condicionado, beber muita água é importante para hidratar o organismo e ajudar as células do sistema imunológico. Com isso, é mais fácil sobreviver às mudanças de temperatura sem um resfriado.

Sem happy hour: o álcool prejudica o sistema imunológico e, claro, deixa o sistema mais propenso a contrair doenças. Que tal optar por água ou suco?


Mais sorrisos: ser otimista é o segredo para a longevidade. Além disso, durante a vida, ter atitudes positivas e distribuir sorrisos pode ajudá-lo e ficar longe de gripes e resfriados. A felicidade é aliada da imunidade!

Lavar bem as mãos: não há melhor maneira de evitar a gripe do que lavar bem as mãos. Oitenta por cento das infecções são transmitidas por contato com superfícies e objetos em que as pessoas tossiram ou espirraram. Quando você toca olhos, boca e nariz, leva o vírus para dentro do corpo, explica Philip M. Tierno, professor clínico de microbiologia e patologia no NYU Langone Medical Center. Por isso, o ideal é lavar as mãos antes de comer, beber e encostar no rosto.



Proteja seus olhos: pois eles absorvem facilmente partículas virais, se alguém com uma constipação espirra / gripe em seu rosto, mais provável que você não virá para baixo com a doença. Fique sabendo que o uso de óculos ( por prescrição ou óculos de sol) reduz este tipo de contágios.

Evite açúcar refinado branco e comida de alto teor de açúcar: pois estes fazem com que o seu sistema imunológico enfraqueça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...