A infecçção generalizada, sepse ou choque séptico, é uma situação de emergência médica que requer internamento hospitalar pois é potencialmente fatal. Nela, os microorganismos que causaram a infecção inicial, bactérias, fungos ou outros espalham-se por todo o corpo através do sangue, afetando outros órgão importantes, e isto pode vir a gerar a falência de múltiplos órgãos.
Causas da infecção generalizada
A causa da infecção generalizada é a contaminação do sangue com bactérias, fungos ou outros microorganismos provenientes de algum foco infeccioso. Geralmente a infecção inicia-se nos pulmões devido a uma pneumonia ou nos intestinos, mas pode começar em qualquer outro local do corpo.
Sintomas da infecção generalizada
Febre alta ou grande queda da temperatura;
Fraqueza;
Calafrios;
Queda brusca da pressão arterial;
Enjôo;
Tremores;
Vômito;
Diarreia;
Ínguas;
Erupções na pele;
Taquicardia.
Diagnóstico da infecção generalizada
O diagnóstico da infecção generalizada é feito através do exame de sangue chamado hemocultura.
Tratamento para infecção generalizada
O tratamento para a infecção generalizada é feito com a toma de medicamentos antibióticos; antiinflamatórios; reposição de líquidos, uso de medicamentos para regularizar a pressão arterial, sendo quase sempre necessário tomar as medidas de suporte de vida. Isto é, ligar o paciente a aparelhos em unidade de tratamento intensivo.
Infecção generalizada tem cura?
Segundo publicações científicas, quanto antes a infecção generalizada for identificada e corretamente tratada maiores serão as chances de cura do indivíduo. Contudo, este caso não é muito favorável para idosos.
Quem não lembra da modelo Mariana Brid, de 20 anos, faleceu com infecção generalizada no Hospital Dório Silva, em Serra (ES), em janeiro 2009.
Mariana, que já foi duas vezes finalista do Miss Mundo Brasil.
Veja vídeo: Infecção generalizada depende do tempo entre diagnóstico e início da medicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário