O descobrir que está grávida, ou mesmo quando pretende engravidar, a mulher sempre deve procurar um médico especialista. Mas a dúvida que sempre surge é: qual especialista devo procurar? O ginecologista ou o obstetra? O que o obstetra faz de diferente do ginecologista e vice-versa? A Ginecologia é diferente da Obstetrícia? Vamos esclarecer essas dúvidas.
O que o ginecologista faz
O que o ginecologista faz
O que o obstetra faz
Primeiro, vamos entender a diferença da obstetrícia para a ginecologia.
A obstetrícia é o ramo da medicina que trata da reprodução feminina. Investiga a gestação, o parto e a fase pós parto, que é chamada clinicamente depuerpério. O termo "obstetrícia" vem da palavra latina "obstetrix", que é derivada do verbo "obstare" (ficar ao lado), ou seja, aquele que auxilia na hora do parto.
O obstetra é o profissional de obstetrícia, ou seja, médico que estuda a reprodução da mulher e acompanha sua paciente durante a gestação, parto e pós-parto nos seus aspectos fisiológicos e patológicos. Este profissional é especialista em cuidar do desenvolvimento do feto e dar assistência à mulher no período da gravidez, sendo o responsável pelo pré-natal da gestante.
O ginecologista também pode ser obstetra, o que permite que nesses casos o médico que acompanhava a mulher antes da gestação possa também ser o seu médico durante e após a gravidez. Para ser obstetra é necessário possuir diploma de curso superior em Medicina e especialização (equivalente a pós-graduação), e residência na área de Ginecologia e Obstetrícia.
O que o ginecologista faz
A ginecologia é a especialidade médica que trata de doenças do sistema reprodutor feminino. Quase todos ginecologistas atualmente são também obstetras. O médico ginecologista também é preparado para diagnosticar outras doenças que não tem exatamente a ver com o seu ramo de atuação, como as do aparelho digestivo, coração, osteoporose, problemas endócrinos, etc., e por isso é considerado como um "clínico geral" da mulher. O ginecologista é um médico de muita confiança para sua paciente, pois trata de assuntos muito íntimos da mulher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário