google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Como se proteger de doenças transmitidas por animais de estimação.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Como se proteger de doenças transmitidas por animais de estimação.


Tratar um bichinho de estimação como membro da família é mais comum do que muitos imaginam.  

Pessoas que decidem morar sozinhas, acabam adquirindo um cão ou um gatinho para fazer companhia.

Eles realmente são uma graça, mas precisam ter um espaço próprio, principalmente na hora de dormir. 

Quem divide a cama com um animal de estimação muitas vezes desconhece o risco que corre.

Dormir com seu animalzinho pode trazer conforto psicológico, mas os males trazidos por esse hábito podem ser bem sérios. Dentre as doenças que podem ser transmitidas por cães e gatos estão a  raiva, pulgas, escabiose (conhecida como sarna). toxoplasmose, além disso, ainda podem causar alergias.

Quem já apresenta sintomas de rinite e alergia pode ter o problema agravado ao ter contato com gatos e cachorros. 
E o mais curioso: o que gera o problema não é o pelo do bichinho. "Na verdade, o que causa a alergia é a descamação da pele dos animais. E não adianta retirar o animal de casa achando que a alergia vai cessar na mesma hora. As escamas do animal permanecem na casa por pelo menos três meses". O que vai definir a gravidade é o grau de imunidade de cada um. "As crianças e os idosos acabam sendo mais vulneráveis por ficarem mais próximas aos animais";
Alguns cuidados precisam ser tomados. Mantenha o animal vacinado e leve-o ao veterinário com freqüência.
E se quiser reduzir o risco de alergias, dê banhos frequentes para retirar as escamações da pele, completa.  Não permita que os animais entrem no local onde você dorme. 
Beijar os pets também pode ser um meio de transmissão. De acordo com o estudo, uma mulher japonesa contraiu meningite após beijar a cabeça de um cachorro. Há informações ainda que apontam a morte de uma mulher que dormia com seu gato e teve feridas do pé  lambidas pelo bichano.

Para evitar que eles se tornem hospedeiros de doenças, não permita que ele fique andando pela rua. A contaminação pode acontecer quando a pessoa é arranhada pelo animal, o que pode causar infecção. E, também, por meio de parasitas encontrados no pelo do animal como pulgas, por exemplo. “Os bichos passeiam por áreas que, aparentemente, são limpas, mas muitas vezes estão infestadas de elementos nocivos aos seres humanos”, afirma o especialista.

Vídeo: Cuidados para se proteger de doenças transmitidas por animais de 
estimação.


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...