São enfermidades tão comuns que é difícil não conhecer alguém que sofra de pelo menos uma delas. Por serem tão comuns, muitas vezes se perde a dimensão de sua gravidade, mas essas três doenças são as maiores responsáveis por problemas cardiovasculares, a principal causa de mortes em todo o mundo.
A hipertensão, definida pela pressão arterial igual ou superior a 14 por nove, é responsável pela metade das mortes por derrame e por 45% dos problemas cardíacos.
Aqui no Brasil, 22,7% dos adultos sofrem de hipertensão e as ocorrências aumentam conforme a idade, chegando a atingir quase 60% da população com mais de 65 anos. Já na faixa etária de 18 a 24 anos, 5,4% são diagnosticados com hipertensão.
Já o sobrepeso e a obesidade, caracterizados pelo excesso de gordura no organismo, podem levar ao diabetes, que provoca problemas cardiovasculares, cegueira e insuficiência renal.
Essa foi a primeira vez que a OMS divulgou em seu relatório anual dados sobre o hipertensão, obesidade e nível de glicose em homens e mulheres de 194 países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário