google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Tipos de nódulos da tireóide

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Tipos de nódulos da tireóide

Nódulo de tireóide. Como diferenciá-lo do câncer. A doença nodular da tireoide pode se apresentar de diversos modos. O nódulo pode ser único ou podem haver múltiplos nódulos, chamado de bócio multinodular; os nódulos podem ser sólidos ou podem conter líquidos no seu interior (cisto da tireoide). Se o nódulo for grande pode ser visível no pescoço e causar sintomas como dificuldade para engolir; se for pequeno pode passar despercebido por anos. Alguns nódulos produzem hormônios tireoidianos de modo independente da glândula tireoide, causando os sintomas de hipertireoidismo.

A maioria dos nódulos da tireoide são causados por adenomas, tumores benignos (ou seja, não é câncer). Entre os tipos de nódulos mais comuns podemos citar:


- Nódulo coloide: são tumores benignos formados por tecido idêntico ao da tireoide. Podem ser únicos ou múltiplos.
- Adenoma folicular: também é um tipo de tumor benigno da tireoide. Normalmente solitário, o adenoma folicular pode produzir hormônios tireoidianos de forma independente, sendo chamado de adenoma tóxico.
- Cisto da tireoide: são os nódulos que contém líquido no seu interior. A imensa maioria dos cistos da tireoide é benigna, porém, alguns cistos que apresentam uma mistura de material sólido e líquido, chamados de cistos complexos, podem ser na verdade um câncer de tireoide.
- Nódulo inflamatório: é um nódulo que se desenvolve devido a uma inflamação da glândula tireoide (tireoidite). Também é um nódulo que não é câncer
- Bócio multinodular: é uma tireoide com múltiplos nódulos que podem variar de tamanho, desde alguns milímetros até vários centímetros. Quando estes múltiplos nódulos são funcionantes, ou seja, capazes de produzir hormônio tireoidiano, chamamos a doença de bócio multinodular tóxico (ou doença de Plummer), sendo esta, depois da doença de Graves, a principal causa de hipertireoidismo.
- Câncer de tireoide: geralmente são nódulos únicos, sólidos, bem aderidos a tireoide, de rápido crescimento e não produtores de hormônios. É comum haver a presença de linfonodos palpáveis no pescoço associados ao nódulo maligno.

Sintomas do nódulo de tireoide  
A maioria dos nódulos da tireoide não causa sintomas. Quando o fazem, há dois motivos: (1) porque são funcionais, produzindo hormônios tireoidianos em demasia, ou (2) porque são grandes, obstruindo estruturas próximas e tornando-se aparentes. Os sintomas mais comuns dos nódulos grandes são o incômodo para engolir e a sensação de um caroço na base do pescoço. Os nódulos funcionante causam os mesmo sintomas do hipertireoidismo.
O câncer de tireoide quando causa sintomas, o faz pelo seu crescimento rápido. Pode causar dificuldade para engolir, para respirar e rouquidão. Outros sintomas comuns são o emagrecimento e a presença de linfonodos no pescoço.

Diagnóstico do nódulo de tireoide

Uma vez identificado o nódulo de tireoide, seja pelo exame físico ou por algum exame de imagem, o passo mais importante é determinar se se trata de um nódulo benigno ou maligno.

A ultrassonografia é um bom exame para avaliar a morfologia do nódulo, porém é ruim para determinar se o mesmo é funcionante ou não. Lembre-se que o câncer costuma ser um nódulo não funcionante. Um nódulo suspeito de ser câncer à ultrassonografia costuma ter bordos irregulares, ser hipoecoico, ter calcificações e apresentar fluxo sanguíneo. Porém, estes achados não são suficientes para se confirmar um câncer, sendo a biópsia sempre necessária em casos suspeitos.

Outros exames de imagem que podem ser usados na investigação de um nódulo da tireoide são a tomografia computadorizada, cintigrafia da tireoide e o PET (tomografia por emissão de pósitrons).

A dosagem do TSH, T3 e T4 sanguíneos é importante para se avaliar o funcionamento do nódulo. para entender os funcionamento da tireoide). Dependendo deste resultado, a investigação toma um rumo diferente. De modo simplificado podem dizer que:

- Quando o TSH está baixo, isto normalmente indica um nódulo produtor de hormônios, sendo o próximo passo a realização de uma cintigrafia de tireoide para confirmar que o nódulo é ativo. Nódulos funcionantes não costumam ser malignos.
- Quando o TSH está alto é provável haver uma tireoidite, sendo indicada a dosagem dos anticorpos contra a tireoide (anti-TPO e anti-tireoglobulina). Pode-se tratar de um Hashimoto em fase inicial.
- Se o TSH for normal, indica-se a punção por agulha fina, removendo-se um pequeno pedaço de tecido do nódulo para avaliação microscópica. A aspiração por agulha fina é nada mais que uma biópsia que pode ser feita no próprio consultório com anestésico local.

A aspiração por agulha fina (PAF) pode não ser conclusiva em alguns casos de câncer, por isso, uma boa investigação do nódulo é necessária para não se deixar passar o diagnóstico. Há também raros casos em que a aspiração por agulha fina pode falsamente sugerir o diagnóstico de câncer, sendo necessária a retirada da tireoide e nova avaliação pelo patologista para se confirmar a ausência de malignidade (um caso famoso ocorreu com a presidente argentina, Cristina Kirchner).

Tratamento do nódulo de tireoide  

O tratamento do nódulo de tireoide depende do tipo de nódulo que foi identificado na investigação. Se houver segurança de que se trata de um nódulo benigno, não é preciso fazer nada e indica-se apenas a monitorização.

Se o nódulo for benigno, mas estiver produzindo hormônios de forma indesejada, a cirurgia para remoção do mesmo está indicada. Outra opção é a destruição do nódulo com irradiação.

A cirurgia também está indicada quando há suspeita de que o nódulo possa ser um câncer. Atualmente maioria dos pacientes com câncer de tireoide tem boas chances de cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...