google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Bronquite: Aguda ou crônica

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Bronquite: Aguda ou crônica

Bronquite é a inflamação dos brônquios que ocorre quando seus minúsculos cílios param de eliminar o muco presente nas vias respiratórias. Esse acúmulo de secreção faz com que os brônquios fiquem permanentemente inflamados e contraídos.

A bronquite pode ser aguda ou crônica.
A diferença consiste na duração e agravamento das crises, que são mais curtas (uma ou duas semanas) na bronquite aguda.

Enquanto, na crônica, não desaparecem e pioram pela manhã.
A bronquite aguda é causada geralmente por vírus, embora, em alguns casos, possa ser uma infecção bacteriana. O cigarro é o principal responsável pelo agravamento da doença. Poeiras, poluentes ambientais e químicos também pioram o quadro.

A bronquite crônica instala-se como extensão da bronquite aguda e pode ser provocada unicamente pela fumaça do cigarro. Por isso, é conhecida por “tosse dos fumantes”, por ser rara entre não-fumantes.

Sintomas
Tanto na forma aguda quanto na crônica, a tosse é o principal sintoma da bronquite. Tosse seca ou produtiva podem ser manifestações da bronquite aguda. 

Na crônica, porém, a tosse é sempre produtiva e a expectoração, espessa. 
Falta de ar e chiado são outros sintomas da doença.

Recomendações
-A medida mais importante para o tratamento da bronquite é parar de fumar. Se você não consegue, tente fumar menos e evite locais onde haja pessoas fumando;
-Utilize máscara ou outro equipamento protetor, se você trabalha sujeito à inalação de elementos irritantes;
-Ingira bastante água, pois ela ajuda a diluir as secreções brônquicas e facilita a expectoração;
-Evite contato com pessoas resfriadas, gripadas ou com outras doenças transmissíveis por via respiratória;
-Não impeça a tosse produtiva;
-Evite locais onde o ar seja seco demais.       

Tratamento para bronquite 
Os principais objetivos para o tratamento de bronquite aguda ou crônica são aliviar os sintomas e ajudar a respiração. Uma das melhores formas de tratar a bronquite aguda ou crônica é remover a fonte de irritação aos pulmões. Se a pessoa fuma, é importante largar o cigarro. Também deve-se evitar o fumo passivo e lugares com muita poeira, fumaça, vapores ou poluentes.

Tratamento para bronquite aguda
Para pacientes com bronquite aguda o médico pode recomendar descanso, bastante fluidos, e aspirina (para adultos) ou acetaminofen para a febre.

Geralmente antibióticos não são prescrevidos para bronquite aguda. Isso porque eles não funcionam contra vírus, a causa mais comum para bronquite aguda.
Porém, se o médico achar que o paciente tem infecção bacteriana, ele poderá prescrever antibióticos.

Um umidificador ou vaporizador pode ajudar a soltar o muco e aliviar a respiração com chiado e limitação no fluxo de ar aos pulmões. Se a bronquite ocasionar chiados na respiração, a pessoa pode precisar inalar remédios para abrir as passagens de ar. O médico também pode prescrever medicamentos para aliviar ou reduzir a tosse e trartar as via aéreas inflamadas.

Tratamento para bronquite crônica
Se o paciente tiver bronquite crônica e for diagnosticado com doença pulmonar obstrutiva crônica, ele precisará de remédios para abrir as vias aéreas e ajudar a livrar do muco. Esses medicamentos incluem broncodilatadores e esteróides. Algumas vezes, pessoas com bronquite crônica precisam de terapia com oxigênio para ajuda-las a respirar melhor e ter oxigênio suficiente no corpo.
  
Prevenção da bronquite
Nem sempre é possível a prevenção de bronquite aguda ou crônica. Porém, pode-se tomar medidas para diminuir o risco. O passo mais importante é não fumar. Também tente evitar outros irritantes dos pulmões, como fumo passivo, fumaças, poluição no ar, e poeira. Lave as mãos freqüentemente para reduzir a exposição a germes. Tenha vacina para gripe todos os anos, especialmente se tiver problemas nos pulmões.

Atenção: 
A bronquite crônica aumenta o risco de outras infecções respiratórias, particularmente o da pneumonia.


                                                              Asma e Bronquite


Um comentário:

  1. Que postagem excelente!!! espero por você no Perseverança.
    grande abraço
    Nicinha

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...