google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Anaconda (Sucuri) é a maior cobra brasileira

domingo, 11 de janeiro de 2015

Anaconda (Sucuri) é a maior cobra brasileira

A sucuri, também conhecida como anaconda, é a maior cobra da fauna brasileira. A maioria da espécie mede em geral de cinco a sete metros, podendo ultrapassar 10 metros com 30cm de diâmetro.



A sucuri é semi-aquática e tem hábitos crepusculares ou noturnos com expectativa de vida de aproximadamente 30 anos, a serpente recordista pesa entre 30 a 90 kg, mas é capaz de atingir até 250kg.


Publicidade
Como as demais cobras da família boídeos, a sucuri não é venenosa, mas sim constritora (aperto) : vale-se de uma notável força muscular para enroscar-se nas presas.

Como a sucuri não possui glândulas produtoras de veneno, sua boca possui fileiras de pequenos dentes pontiagudos que contribuem para não deixar que suas presas fujam.



Como muitas outras serpentes, a sucuri é capaz de desarticular os ossos de sua mandíbula para que possa engolir presas maiores que a abertura de sua boca. Para facilitar a ingestão do alimento, ela produz muita salivação que umedece todo o corpo do animal, facilitando também para que ela o possa engolir. As presas depois de envolvidas, pela enorme força de constrição da sucuri, ficam com seu corpo mais longo, fino e deformado. Não costumam quebrar os ossos das vítimas, como muitos pensam, para facilitar a ingestão, e sim buscam a constrição (asfixiando-as) para matar suas presas.

Depois de alimentada, conforme o tamanho da presa pode passar meses sem comer.



É vive para, ou seja, seus filhotes, em número que varia de 50 a 75 por vez, nascem já bem desenvolvidos e não contidos em ovos. É muito ágil dentro d'água. A prova disso está no nome do gênero Eunectes, que significa "boa nadadora".

Vive próxima a lagos e rios e procura se manter sempre enrolada em galhos de árvore ou mesmo no solo. Ao se sentir ameaçada, entra imediatamente na água, onde consegue se movimentar com mais rapidez, já que seu corpo é grande e pesado.



Na época reprodutiva a fêmea liberação o feromônio que atrai os machos para seu encontro. O ritual acontece dentro d’água onde nascem os filhotes. O acasalamento é feito após um longo período de jejum e a gestação dura de 225 a 270 dias, os filhotes nascem com cerca de 60cm de comprimento e não recebem cuidados parentais, já nascem prontos para nadar e caçar.
Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...