As causas do inchaço abdominal são variadas, vão desde a intolerância à lactose até diagnósticos sérios como o câncer e insuficiência renal aguda. Mas como você sabe se seu inchaço é um incômodo ou um sinal de algo mais preocupante?
Publicidade
Publicidade
Veja a seguir:
Acúmulo de líquido no abdômen (pode ser um sinal de problema médico grave)
Gases nos intestinos por comer alimentos ricos em fibras (como frutas e verduras)
Síndrome do intestino irritável
Intolerância à lactose
Cisto no ovário
Obstrução intestinal parcial
Tensão pré-menstrual (TPM)
Fibroma uterino
azia
Comer rápido demais
Giardíase
Anormalidades anatômicas do trato gastrointestinal
É importante procurar ajuda médica caso o inchaço piore ou se o abdômen estiver sensível ao toque, ou se ainda houver febre alta, diarreia e fezes com sangue.
Sinais e sintomas
A perda de peso é um dos principais sinais de alerta para inchaço grave. Se você está perdendo mais do que alguns quilos sem mudar sua dieta ou iniciar um novo regime de exercícios, isso deve ser motivo de preocupação, especialmente se for 10% ou mais do seu peso corporal. A perda de peso pode ser causada por tumores que pressionam o intestino, fazendo com que você se sinta cheio depois de apenas uma pequena quantidade de comida, ou de substâncias secretadas por tumores que suprimem o apetite.
Obstrução intestinal
A dor abdominal intensa e o inchaço que ocorrem repentinamente, especialmente se você também tiver náusea e vômito, podem ser um sinal de obstrução intestinal do tecido cicatricial ou de um tumor pressionando o intestino. Atenção médica imediata é uma obrigação para evitar complicações.
Sangue nas fezes, sangramento vaginal entre os períodos ou sangramento vaginal na pós-menopausa podem estar associados a inchaço grave. Felizmente, as causas mais comuns desses sintomas (hemorróidas, ciclo menstrual irregular, miomas, atrofia endometrial) não são as mais graves, mas o sangramento deve sempre ser avaliado, pois pode ser um sinal de câncer, particularmente de cólon ou uterino. catracalivre
Nenhum comentário:
Postar um comentário