Ter algum tipo de atitude fora do comum não quer dizer, necessariamente, que uma pessoa esteja com algum problema, uma vez que o corpo humano e a mente de cada um de nós se manifestam de formas particulares. Porém, é necessário ressaltar que conflitos e doenças mentais são reais e todos estamos suscetíveis a eles.
Publicidade
A partir do momento em que alguém pensa ou se comporta de maneira que, sistematicamente, machuque a si mesmo ou aos outros, ou tenha uma grande dificuldade para distinguir fantasia da realidade, pode-se então apontar isso como uma falha na saúde mental.
É importante estar atento ao possível surgimento de alguns sintomas, como sinais, traços ou características de conduta. Eles não são conclusivos, mas podem ajudar a descobrir se algo vai mal na sua mente.
Veja alguns a seguir:
Veja alguns a seguir:
1. Pensamento fora de ordem
Ficar disperso de vez em quando é algo que acontece com muitos de nós, ainda mais quando somos tomados por estresse. Mas quando essa dispersão apresenta um nível de incoerência constante, isso pode ser visto como um distúrbio mental.
Alguém constantemente incoerente é aquele que não consegue manter uma linha de raciocínio, pulando de um assunto para outro, sem estabelecer um certo sentido entre uma coisa e outra.
2. Perda de consciência
Devido ao turbilhão de informações que recebemos todos os dias, nós podemos nos deparar com situações em que algo foge da nossa consciência, como as vezes em que nos levantamos da cama para fazer algo e, ao ficarmos de pé, esquecemos do que íamos fazer. Isso é “normal”.
Porém, essas fugas de consciência passam a acontecer com frequência ou envolvem questões relevantes, é preciso buscar ajuda. Fazer alguma coisa e depois não saber mais como ou para que a fez também pode ser considerado um transtorno na mente.
3. Fala confusa
O modo como falamos diz muito sobre os nossos pensamentos. Alguém cuja fala é concisa e objetiva, provavelmente, é dono de uma mente clara. Ao mesmo tempo, quando há algo de errado com nossa mente, isso é refletido em uma linguagem desorganizada, confusa ou inadequada.
Aliado a isso, podemos considerar como problemas outros fatores associados ao modo de se comunicar, como gesticular excessivamente e ter dificuldade em sustentar o olhar.
4. Falhas na memória
Noites mal dormidas, cansaço, excesso de responsabilidades e estresse são algumas das causas do esquecimento, que pode fazer parte da vida de muita gente. Entretanto, quando ele é frequente ou há a incapacidade de reconhecer fatos em que se esteve envolvido, o caso se agrava e passamos a suspeitar de amnésias parciais ou totais.
Vale lembrar que esses são apenas indicadores de que sua mente precisa de cuidados. O verdadeiro diagnóstico só pode ser definido por um profissional de confiança, especializado no assunto. fasdapsicanalise
Nenhum comentário:
Postar um comentário