google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Tudo sobre cravos e espinhas, como elas formam e cuidados

sábado, 26 de maio de 2018

Tudo sobre cravos e espinhas, como elas formam e cuidados

Depois daquele banho gostoso (mas rápido para não desperdiçar água), você fica se admirando no espelho. Visão do inferno! Uma espinha no rosto não era o que você queria naquele dia.

Publicidade
Homens e mulheres, na adolescência ou na fase adulta, se incomodam com os comedões e com a acne, popularmente chamados de cravos e espinhas. O que as pessoas, muitas vezes, não sabem é como eles surgem e qual a melhor forma de cuidar da pele para evitar que eles apareçam.

A tentação é grande, mas temos que evitar espremer estas bolhas cheias de pus. O que fazer então? O negócio é deixar a vaidade de lado e assumir que isto é uma coisa normal em nosso corpo. Ah... Um pouco de maquiagem também pode ajudar. Mas antes disso, vamos entender como surgem os cravos e espinhas.Todos estão sujeitos a ter espinhas. 

Mas são os jovens que mais sofrem com elas. Por causa do aumento repentino na produção de hormônios, um efeito relacionado é o aumento da oleosidade, produção de gordura que lubrifica a pele. Esta gordura é o que vai provocar o aparecimento dos cravos e espinhas tão temidos. O processo de formação começa em um folículo, um espaço na pele onde surgem os pelos e glândulas que protegem o maior órgão do corpo humano. A pele é cheia de poros e quando eles se fecham por causa do excesso de produção de óleo, acabam acumulando a gordura produzida nos folículos.Esta gordura acumulada é um prato cheio para bactérias e pequenos animais que vivem sobre a nossa pele. Estou falando do “Demodex folliculorum”, um ácaro parasita, o famoso cravo de pele. 

No cravo de pele, o folículo entope com oxigênio. É o oxigênio que deixa o topo do poro preto. O tratamento contra cravos é simples, basta lavar muito bem o rosto utilizando sabonetes esfoliantes. Quando o poro é muito estreito não há oxigênio e algumas bactérias adoram isto. Sabe aqueles bolsinhas brancas que as vezes aparecem no rosto? Conhecidos como “cravos brancos”, estes são o início de uma espinha. 

Espremer estas coisas nesta fase, está permitido. A quantidade de bactérias é pequena e não corre perigo de inflamação. O próximo estágio da formação da espinha é que começa a ficar desagradável.Quando a quantidade de ácaros e bactérias é muito grande, o corpo começa a reagir contra através de um processo de inflamação. 

A epiderme recobre todo o poro que começa a receber mais sangue e células de defesa (especialmente macrófagos) que em reações mais fortes formam as bolhas de pus. Por isso não devemos espremer as espinhas neste momento. Muitas bactérias, pus e mais células expostas são um lugar perfeito para que a infecção piore.Alguns mitos sobre as espinhas são de que estão relacionadas com a alimentação com produtos gordurosos, por exemplo, chocolates. Mas isto não é verdade. 

As espinhas estão diretamente relacionadas à genética e predisposição na produção de certos hormônios, especialmente os sexuais. Além disso existem vários tipos de acnes, alguns mais graves que outros. Em caso de inflamações constantes, um dermatologista deve ser procurado para indicar o melhor tratamento. biologiatotal

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...