google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Nódulo na mama benigno e os sólidos, causas e tratamentos

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Nódulo na mama benigno e os sólidos, causas e tratamentos

Nódulo na mama benigno e os sólidos, causas e tratamentosOs nódulos nas mamas muitas vezes são benignos, mas pode ser um sinal de câncer de mama, sendo necessária a consulta com um médico. São dois os tipos de nódulos mais comuns que podem vir a se desenvolver nos seios, sendo os císticos e os sólidos.

Os císticos são benignos em 90% dos casos, e os sólidos em média de 70%, ou seja, ao contrário do muitos imaginam a maioria dos nódulos nos seios não são malignos. Mesmo quando causam dor a maioria dos nódulos de mama não são indicativos da existência de câncer nos seios.

Publicidade

Estudos apontam que os nódulos malignos são indolores no início, por isso, muitas vezes passam despercebidos. E nesses casos específicos quando chegam a doer pode ser que o câncer já esteja em um estado mais avançado. Conheça as principais causas que fazem surgir o nódulo benigno, e as formas de tratamento.

Causa do nódulo benigno da mama

Os nódulos benignos surgem devido ao crescimento desordenado que acontece nos lóbulos dutos e no estroma fibroso. Os fatores que acarretam essa anomalia ainda é alvo de estudos e de muitas controvérsias.

No entanto a teoria mais acatada nos meios acadêmicos é de que a principal causa esta ligada aos hormônios femininos que são formados logo após a primeira menstruação. Esses hormônios seriam os responsáveis diretos pelo surgimento dos nódulos benignos. Os nódulos podem surgir em qualquer idade, mas os casos ocorrem com maior frequência entre mulheres de 35 a 50 anos.

Nódulo na mama benigno pode virar maligno

Não existem estudos conclusivos que indiquem que o nódulo na mama benigno possa passar por algum tipo de mutação e tornar-se maligno. A grande maioria dos nódulos benignos não esta relacionada ao câncer de mama. No entanto é importante a realização de exames para constatar se o tumor é benigno ou maligno. O exame consiste em recolher amostras e realizar o estudo citológico, a análise minuciosa das células irá indicar qual o tipo de nódulo está presente nos seios.

A realização desse procedimento se dá através de uma punção da mama que é feita com uma agulha apropriada que alcança o nódulo e aspira uma pequena quantidade de material para análise. A punção aspiradora é uma técnica indolor que não requer anestesia. Através desse método é possível avaliar o tipo de tumor e qual o tratamento mais condizente com o quadro geral da paciente.

Nódulo na mama benigno tratamento 
Os cistos não requerem tratamento médico específico; no entanto, eles precisam ser verificados regularmente se a área do cisto aumentar, é dolorosa e causa desconforto.

Para iniciar tratamento do nódulo mamário benigno primeiramente é necessário identificar o tipo e somente então o médico poderá indicar a melhor forma de terapia. Os cistos sólidos geralmente são extraídos através de cirurgias.

Os cistos não perceptíveis através do toque, mas que aparecem na ultrassonografia ou na mamografia não necessita de nenhum procedimento a não ser a observação médica que ocorre nos exames de rotina. Os nódulos sólidos em mulheres com menos de 35 anos quando comprovadamente benigno, também não requer intervenção.

Nesses casos é comum que o médico aconselhe a paciente a realizar o controle clínico com avaliações trimestrais, e posteriormente anuais. Quando descartada a hipótese de alterações significativas, os exames passam a ser feitos de dois em dois anos. Nas mulheres acima de 35 anos os cuidados tende a ser maior, pois com o aumento da idade pode ocorrer uma maior incidência de tumores malignos. Para mulheres nessa faixa etária o médico poderá recomendar a mamografia de rastreamento.

Nos casos em que a biópsia indique alterações que possam sugerir algo mais grave a paciente é encaminhada para o tratamento apropriado. Já nos casos em que não surjam anomalias significativas o acompanhamento é feito por um período de seis meses a 1 ano.
mundomulheres

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...