google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: O que é diabetes, o que precisa de saber para prevenir e regular?

sábado, 7 de outubro de 2017

O que é diabetes, o que precisa de saber para prevenir e regular?

O diabetes é uma disfunção que afeta a queima eficiente do açúcar no corpo. O pâncreas tem dificuldade em produzir a insulina, que é a responsável por quebrar as moléculas de glicose.

A glicose é transformada em energia ao entrar no corpo, servindo para dar energia, mas quando em excesso, acaba por trazer graves prejuízos à saúde!

Existem tratamentos específicos para o diabetes, mas é necessário analisar as especificidades de cada doença visto que são 4 diferentes tipos de diabete para os mais variados sintomas.

Publicidade
Diabetes tipo I.
Diabetes tipo II.
Diabetes gestacional.
Diabetes insipidus.

Aqui você aprenderá como tratar o diabetes.

Tratando o diabetes
Apesar de os cientistas não terem descoberto a cura para a diabetes, o paciente pode levar uma vida tranquila, se optar por seguir as recomendações médicas, para tanto, se faz necessário entender o diagnóstico e a importância do tratamento para realizá-lo de forma mais adequada.

Crianças, adolescentes e jovens são, em geral, acometidas pelo diabetes tipo I.

Para pessoas que sofrem com esse tipo de diabetes, será preciso realizar o tratamento – sendo submetidos a injeções diárias para aplicação de insulina a fim de manter a glicose no sangue em quantidades normais. Caso o tratamento não seja realizado adequadamente, poderá levar riscos à vida do paciente.

Indivíduos a partir dos 40 anos são as principais vítimas acometidas pela diabetes mellitus tipo II.
Prevenção- Pode-se prevenir o diabetes tipo 2 da seguinte forma: controlando o peso, exercitando-se com regularidade, alimentando-se corretamente, evitando a ingestão de bebidas alcoólicas, dormindo bem e mantendo o stress sob controle. Infelizmente, não é possível prevenir o diabetes tipo 1.

Dicas alimentares
O tratamento para esse tipo de diabetes deve incluir mudança na alimentação, acrescentando alimentos saudáveis e com pouca ou nenhuma adição de açúcar. Preferencialmente, comer carboidratos ricos em fibras.

Comer em menor quantidade, várias vezes ao dia, desta forma, o indivíduo se alimentará de 5 a 7 vezes. Uma dica é incluir mais frutas e verduras em suas refeições, além de diminuição drástica do consumo de gorduras saturadas e incluir os exercícios físicos como parte da rotina diária.

Em casos mais avançados da doença, será necessária aplicação de insulina, mas isto apenas se seu médico perceber a necessidade.

A diabetes gestacional ocorre normalmente no período de gravidez e pode acontecer por mudanças na alimentação, levando ao aumento de peso. Seu tratamento inclui alimentos saudáveis e a prática de exercícios físicos, além de ser necessário verificar diariamente como estão as taxas de açúcar no sangue.

Caso essas mudanças não tenham surtido efeito, será necessário o uso de medicamentos, mas isto só o médico poderá prescrever.

Diabetes insipidus

O nome insípidus vem do fato da urina ser bastante diluída e por isso “sem gosto”, ao contrário do diabetes melittus, no qual o paciente perde muita água e açúcar pela urina (quando o diabetes está descompensado), podendo ficar “doce”.

Os rins sentem dificuldade em reter a água do corpo quando o indivíduo está com a diabetes insipidus. Por isso se faz necessário tratar o problema com uso de medicamentos para controlar o volume de hidratação do corpo e urina.

Dietas e Plantas naturais
Para tratar o diabetes, muitas pessoas optam pelas dietas e fazem uso de plantas naturais, já que há comprovação de que os resultados são satisfatórios, mas muitas vezes não extinguem a necessidade de utilização quanto aos medicamentos manipulados.

Alimentos naturais crus possuem suas próprias enzimas e elas não são diluídas por produtos químicos. São excelentes para ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue;

Dieta variada, inteira e natural é o nome que se dá a dieta que leva legumes e frutas. Elas são ricas em antioxidantes e ajudam a prevenir além do diabetes, doenças do coração;

Folhas de manjericão conseguem diminuir os níveis de açúcar no sangue;

Chá verde por ser fermentado, ajuda a liberar de forma controlada os níveis de açúcares no sangue;

Arroz, pães e massas integrais possuem carboidratos complexos que são digeridos lentamente e com isso liberam a glicose em poucas dosagens;

Suco de cactus e semente de linhaça. O primeiro ajuda a diminuir e deixar estável a glicose no sangue, enquanto que a segunda, reduz o nível de açúcar em 28%.

Alimentação para diabetes - A principal recomendação alimentar para os diabéticos é evitar a ingestão de doces, bolos, tortas, sorvetes, refrigerantes e outras bebidas adoçadas. Eles também devem evitar massas elaboradas com farinha branca e arroz branco.

Todos esses itens têm alto índice glicêmico (fazem a glicemia aumentar rapidamente), por isso, devem ser substituídos por alimentos com índice glicêmico mais baixo (por exemplo: pães elaborados com farinha 100% integral e arroz integral). Deve-se evitar, ainda, o consumo de frituras, carnes gordurosas e bebidas alcoólicas. O consumo de vegetais frescos deve ser priorizado.

Fique atento aos sintomas, faça exames periódicos, e aprenda controlar seus níveis glicêmicos!

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...