google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Cardiologia: perguntas e respostas sobre Infarto do miocárdio

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Cardiologia: perguntas e respostas sobre Infarto do miocárdio

Minha ideia de explicar o infarto do miocárdio de forma mais simples, foi responder algumas das mais frequentes perguntas que são feitas aos profissionais. Aproveitem.

O que a Cardiologia trata?
Cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório.


O que é o infarto do miocárdio?
É a morte das células de uma zona mais ou menos extensa do músculo que forma as paredes do coração (miocárdio) produzida pela falta de irrigação desta área.

A que se deve a falta de irrigação nesta área?

A obstrução de um vaso derivado de alguma das artérias coronárias, que são as que levam sangue ao miocárdio. Esta obstrução pode produzir-se de forma lenta e progressiva, como consequência do engrossamento das paredes arteriais em decorrência do acúmulo de gorduras, o que acontece com os doentes de arteriosclerose, a fase final desse processo é acelerada pela formação de um trombo ou coágulo sanguíneo que em última instância é o responsável pela obstrução arterial ou trombose coronária. A obstrução também pode se apresentar de forma brusca em consequência de uma embolia , ou seja, a presença na artéria de um coágulo transportado pela corrente sanguínea.


Publicidade
Geralmente se fala em infarto do miocárdio e da trombose coronária como se fossem a mesma coisa. De fato não são a mesma coisa, embora a uma trombose coronária se siga um infarto do miocárdio. Na verdade, a trombose coronariana é a presença de um coágulo sanguíneo no interior do vaso coronário , e o infarto é a morte das células do miocárdio que ficam sem sangue.

Em que idade existe maior propensão de se sofrer um infarto do miocárdio?
Embora dependa de uma variedade de fatores biológicos e ambientais, a idade mais afetada é a compreendida entre os 40 e os 70 anos.

Como se manifesta?
O sintoma é uma dor opressiva, intensa e duradoura que se centra quase sempre atrás do esterno e se estende até o ombro e braços, sobretudo o ombro esquerdo e a parte interior do braço deste mesmo lado. Esta dor é acompanhada quase sempre de sintomas que não são específicos do infarto do miocárdio, tais como sudorese abundante e fria, febre, náuseas e vômitos, perturbações do ritmo cardíaco, etc. O paciente se encontra ansioso e tem a sensação de morte iminente.

Qual a causa desencadeante do infarto do miocárdio?
Diferente da angina do peito, o infarto do miocárdio não é desencadeado por nenhuma circunstância específica. Pode acontecer quando se está passeando, descansando ou dormindo, sem qualquer esforço violento prévio.

Pode-se confundir qualquer dor torácica com o infarto?
Existem várias doenças, na verdade, em que a dor tem a mesma localização, por exemplo, a perfuração do estômago, inflamação do pericárdio ou capa externa do coração (pericardite) etc.

Quanto tempo dura a dor?
Mais de 20 minutos e, às vezes, horas e até dias. 

Fala-se no infarto como sendo uma doença gravíssima?
Frequentemente determina a morte do paciente e em qualquer caso é sempre de prognóstico reservado. Contudo, se o paciente sobreviver 24 horas ao ataque, pode-se ter um moderado otimismo e se sobreviver uma semana pode-se ter a esperança de que vai se recuperar.

Que cuidados devem ser dispensados ao doente?
Dada a gravidade do processo, é necessário que seja imediatamente hospitalizado, se possível, em uma unidade coronariana de cuidados intensivos onde será aplicado o tratamento conveniente e se detectará o surgimento de possíveis complicações como o choque ou os transtornos de ritmo cardíaco. Deverá ficar em repouso absoluto durante algum tempo, se bem que é conveniente realizar alguns exercícios para evitar a formação de trombose e o perigo de uma embolia.

Durante quanto tempo a pessoa terá que ficar de cama?
Depende da gravidade do ataque. Graças ao eletrocardiograma pode-se conhecer a extensão da zona atingida e o tempo que será necessário para o restabelecimento. O recomendado é que se fique no leito de 4 a 6 semanas. Transcorrido este tempo, o doente poderá reintegrar-se às suas ocupações cotidianas, embora com certa cautela nos primeiros meses.

Então, a pessoa que sofreu um infarto poderá levar uma vida normal depois de restabelecida?
Na verdade, isto é verdade quando o paciente não fica com sequelas. Contudo, deverá evitar um trabalho duro, exercícios físicos violentos, tensões emocionais, álcool, fumo, comida abundante, etc.

Diz-se que a vida moderna favorece o aparecimento do infarto, é verdade?
A tensão nervosa que a vida moderna impõe, principalmente nas grandes cidades, contribui para o aumento desta doença. Por outro lado, muitas das medidas que poderiam proteger as artérias coronarianas, como exercícios físicos constantes, o controle do peso ou a eliminação do fumo e do álcool não podem ser adotadas sem adotadas sem dificuldade na era do automóvel, das bebidas carbônicas (gasosas), e dos alimentos sintéticos, da televisão, da Internet, etc.

Ficou comprovado que os homens são mais propensos ao infarto do que as mulheres; esta situação pode reverter-se com as mudanças de atividade da mulher moderna?
Para cada mulher que sofre um infarto há 4 homens vitimados. Contudo, parece que a incidência no sexo feminino está aumentando.

Curiosidades 
 
Nos homens a dor pré-cordial é o sintoma mais frequente, já nas mulheres o cansaço e fadiga extrema são os sintomas mais encontrados.

Nas mulheres é mais frequente sentir náuseas, dores no epigástrio, ou nas costas, pescoço ou queixo.

Muitas vezes, sintomas outros que não a dor, são sentidos já há muito tempo antes do infarto ocorrer.

A intensidade da dor do infarto varia muito de doente para doente. A dor não necessita ser intensa.

A dor geralmente irradia para o braço esquerdo, mas em 15% dos atingidos irradia para o braço direito.

Muitos sintomas de doença das coronárias são ignorados pelos pacientes e também pelos médicos. Existem infartos silenciosos, que são revelados ao eletrocardiograma ou outros exames por ocasião de exames rotineiros.

Exija do seu médico que investigue a causa de seus sintomas, principalmente se pertencer a um grupo de risco.

A parte do coração que necrosar, morrer, por ocasião de um infarto não é mais viável e não produzirá sintomas como dor. Logo, enquanto o doente sentir dor resta tecido cardíaco viável que pode se recuperar por si ou com tratamentos adequados. Quanto antes esse tecido doente for tratado, maiores as chances de ser recuperado.

Se isso acontecer, se notar uma ou mais de uma das manifestações acima, não espere, vá ou chame imediatamente um serviço de emergência. 

Publicidade

2 comentários:

  1. Muito legal abordar essas questões sobre a saúde cardiovascular, é sempre bom que as pessoas sanem suas dúvidas... mas que sempre procurem um médico.

    ResponderExcluir
  2. dr tive infato agudo do miocardio em janeiro de 2017 fiquei internada 17 dias so fiz eletro 4 dias depois no hospitalso me derao medicametos passei no cardio em março fiz cateterismo em abril qqqqqqqqqqqqqqqqquando com o resultado a cardio falou que meu caso era grave mas nao iria fazer angioplastia pois iria gastar dinheiro do governo atoa porque era fumante e me encaminhou para fazer ponte de safena sera que foi pela demora nos exxames procedimentos piorou meu quadro hoje sobrevivo com 30% do coraçao e vivo muito cansada sinto dores tonturas nao consigo trbalhar pois sou costureira e nao consigo ficar muito tempo sentada e nnnao querem me dar auxilio dddddoença pois o laudo diz que posso trabalhar parcialmente gostaria de saber como e tenho 56 anos e sempre trabalhei ate o dia fatidico sou mei por favor espero resposta se foi a demora que destruiu parte do meu coraçao

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...