google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Academia: abdômen entenda a dimensão de fortalece - lo

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Academia: abdômen entenda a dimensão de fortalece - lo

Estudos recentes mostram a eficiência no fortalecimento da musculatura da parede abdominal. Para melhor entendimento, nossos músculos abdominais funcionam como uma cinta, gerando uma maior estabilidade e diminuindo o impacto sobre a coluna.

Com isso, diminuem-se as chances de ocorrer alguma lesão durante a prática da atividade física.

 
A musculatura da coluna é responsável pelos movimentos de flexão, inclinação e rotação do tronco. Os principais grupos musculares são: oblíquo interno e externo, reto do abdômen e transverso do abdômen – cada qual com sua respectiva função.


Imagine uma pessoa com a musculatura hipotônica (fraca), levantando da cama. A força exercida pela coluna, sobrecarregando os discos, é muito grande. Agora, uma pessoa com musculatura devidamente fortalecida não gera quase nada de sobrecarrega na coluna.

Outro exemplo é uma pessoa sentada sem auxílio da musculatura abdominal. A coluna vai ficar sem nenhum ponto de sustentação e equilíbrio, favorecendo o aumento da hiper lordose lombar.

Quando fraca, nossa musculatura abdominal dificulta a eliminação de resíduos, facilita a formação de hérnias (tanto visceral quanto articular), diminui o equilíbrio postural, dificulta a sustentação de viscerais abdominais, atrapalhando o processo digestivo, entre outros agravos.


Além disso, temos um grande benefício:
a estética – aumentando a autoestima e favorecendo uma melhor qualidade de vida.
 rumocerto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...