google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: O que é sinusites? Sintomas, causas e tratamento

quinta-feira, 28 de julho de 2016

O que é sinusites? Sintomas, causas e tratamento

Inflamação e infecção de um ou mais seios paranasais provocada por vírus ou bactérias. Mas o que são seios paranasais. Os seios paranasais são na verdade, “buracos” que existem nos ossos que formam a base do nariz e tais cavidades possuem orifícios de entrada e saída de secreção localizados em nossa nasofaringe, ou seja, cavidade nasal. Esses ossos são : maxilares, frontal, etmoidal e esfenoidal.


E como ocorre a infecção nos determinados seios ?
Como eles produzem secreção e ha um orifício de saída e entrada para a mesma, basta que algo ou alguma coisa obstrua sua saída para que ocorra acúmulo de secreção e proliferação bacteriana dentro dos seios.

A principal causa de sinusite é o resfriado comum, melhor dizendo, vamos desenvolver um quadro de sinusite na maioria das vezes após um quadro de resfriado comum, ou de um quadro de obstrução da nasofaringe.

Observe o orificio de drenagem dos seios da face para o interior do nosso nariz. Uma vez que tais saidas estao “fechadas” ocorre acúmulo de secreção nos seios e consequente proliferação bacteriana!


Formação dos seios nasais : A criança já nasce com seios maxilares e etmoidais rudimentares, mas os mesmos só irão aparecer em um exame de rx aos 4 anos de idade. O seio esfenoidal aparece aos 5 anos de idade e o seio frontal aos 7 anos de idade.

Importante – para você mãe – antes dos 7 anos de idade não insista em pedir um rx ao médico para saber se ele tem ou não sinusite, pois quase nada ira constar no exame. O diagnóstico deve ser clinico, pela conversa entre mãe e medico e pelo exame do paciente e nada mais!

Causas de sinusites e fatores predisponentes:
1 – Viral : se resolve espontaneamente juntamente com o quadro gripal.

2 – Bacteriana : complicação e infecção de um ou mais seios por bactérias, necessitando tratamento com antibióticos. As principais bactérias causadoras de sinusites são : Streptococcus pneumoniae , Haemophillus influenzae e Moraxella catarrhalis.

Como já dito previamente, para que desenvolvamos um quadro de sinusite, devemos ter algo ou alguma coisa que dificulte a saída de secreção dos seios paranasais e as principais causas de obstrução são:

Resfriado comum como a principal causa;
Rinite alérgica;
Exposição a fumaça de cigarros;
Refluxo gastro-esofágico;
Anormalidades da anatomia do nariz como desvio de septo, pólipo nasal, adenóide hipertrofiada e corpo estranho no nariz;

Como o paciente chega ao médico, quais são seus sintomas ?

A criança se apresenta com tosse ha mais de 14 dias, que piora a noite, febre alta e as vezes secreção nasal purulenta.

Já o adulto além dos sintomas acima citados pode apresentar cefaléia frontal importante devido a formação do seio frontal(testa) que se inicia aos sete anos e conclui sua formação aos 20 anos.

Exames complementares :
O Rx da face na maioria das vezes não é indicado e a suspeita e o diagnostico deve ser feito pelo médico.

Lembrando:
em crianças menores de 6 anos nem pensar em solicitar Rx.
Observe o seio maxilar direito bem mais opaco(branco) que o seio maxilar esquerdo.

Tratamento de Sinusite
alguns tratamentos são recomendados para ajudar a aliviar os sintomas da sinusite. Estes incluem:
 

Solução salina
A mistura de água e sal ajuda a dissolver as secreções nasais. Você pode inalar a solução salina ou pingá-la em seu nariz. O ideal é misturar uma colher de chá de sal para cada litro de água.
 
Corticoides nasais
Sprays nasais ajudam a prevenir e tratar a inflamação. Exemplos incluem fluticasona, budesonida, triamcinolona, mometasona e beclometasona. Você pode precisar usar esses medicamentos durante vários dias ou semanas antes que eles atinjam o seu máximo benefício. Ao contrário de corticosteroides orais, esses medicamentos têm um risco relativamente baixo de efeitos colaterais e são geralmente seguros para uso contínuo, uma vez que agem diretamente nos sinos nasais, em vez de passarem primeiro pela corrente sanguínea.
 
Corticosteroides orais ou injetáveis
Estes medicamentos são utilizados para aliviar a inflamação de sinusite grave, especialmente se você também tem pólipos nasais. Exemplos incluem a prednisona e a metilprednisolona. Corticosteroides orais podem causar sérios efeitos colaterais quando usados durantes longos períodos, por isso eles são indicados apenas para tratar sintomas graves. 

Descongestionantes
Estes medicamentos estão disponíveis nas farmácias em forma de comprimidos, líquidos ou sprays nasais. Esses medicamentos são geralmente ministrados por alguns dias no máximo, caso contrário podem causar efeito rebote, levando ao aparecimento de um congestionamento mais grave.
 
Antibióticos
Os antibióticos são necessários para sinusite se você tiver uma infecção bacteriana. No entanto, a sinusite crônica é muitas vezes causada por algo diferente de bactérias, por isso, os antibióticos nem sempre ajudam. Na dúvida, converse com o médico.
 
Cirurgia
Nos casos em que a sinusite resiste ao tratamento, a cirurgia endoscópica pode ser uma opção. Para esse procedimento, o médico utiliza um endoscópio (tubo fino e flexível com uma luz ligada na ponta) para explorar suas passagens nasais. Então, dependendo da fonte de obstrução, o médico pode utilizar vários instrumentos para remover o tecido ou raspar um pólipo que está causando a obstrução nasal. Ampliar a abertura do seio estreito também pode ser uma opção.

Consulte um médico imediatamente se tiver sintomas que podem ser um sinal de uma infecção grave:
Dor ou inchaço ao redor dos olhos
Testa inchada
Forte dor de cabeça
Febre
Confusão
Visão dupla ou outras alterações na visão
Torcicolo
Falta de ar.

Existem complicações das sinusites. Claro que sim, devido a proximidade dos seios paranasais com estruturas do crânio, importantíssimas para nossa vida. Embora sejam muito raras, as complicações da sinusite podem incluir:
Abscesso
Infecção óssea (osteomielite)
Meningite
Infecção em região de órbita pálpebras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...