google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Qual a causa da retenção de líquidos

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Qual a causa da retenção de líquidos

É um problema que afeta homens e mulheres, em qualquer momento ou faixa etária. Notamos especialmente pelo inchaço nos tornozelos e a sensação de estar com quilos a mais. 

É desconfortável, favorece a formação de edemas e é responsável pela modificação na aparência. E, como não poderia deixar de ser causa preocupação já que, para que isso ocorra, há algum desequilíbrio.


 

A retenção de líquidos pode ser reduzida com alimentação saudável, sempre tendo em mente que alimentos não são medicamentos, mas que consumidos corretamente podem ajudar a prevenir alguns problemas de saúde. Existem alguns alimentos considerados diuréticos, que podemos implementar na dieta.

Causas
Deve-se a um desequilíbrio hormonal que regula o nível de líquido no corpo.
Pelo excesso de sal na alimentação - Muitos são os casos em que a retenção de líquido é causada pelo excesso na ingestão de sal nos alimentos ou consumimos alimentos processados, nos quais a quantidade de sódio costuma ser bastante elevado.

Défice de proteínas - as proteínas fazem com que o fígado produza albumina, substância que evita a acumulação de líquidos.

Escassez de nutrientes - vitaminas C e B6, magnésio, potássio e ácidos graxos ômega-3 e ômega-6.

Outro fator possível é o mal funcionamento dos rins, como consequência de consumo excessivo de álcool.

Sintomas

Cãibras, fraqueza, palpitações, mal-estar, queda de cabelos, unhas quebradiças e tônus muscular debilitado, inchaço.

Consequências comuns

Inchaço nas pernas e nos pés, sensação de aumento de peso, alteração na aparência e aumento da celulite.

Como reduzir através da alimentaçã

Introduzir na dieta os considerados diuréticos: morango, beterraba, abóbora, cenoura, pepino, escarola, melancia, abacaxi, alface, repolho, tomate, melão, alcachofra, broto de feijão, beringela, erva-doce, agrião, acelga, peixes e aves, por apresentarem um alto teor de água em sua composição e ricas em proteínas.


 

São ainda ótima fonte de fibras, contribuem também para o bom funcionamento do intestino, ajudando a eliminar outras toxinas. Apesar dos benefícios, convém lembrar que todo excesso é prejudicial, por isso a dica é manter uma dieta rica em nutrientes e balanceada. Para estimular o bom funcionamento dos rins nada melhor que a ingestão de bastante água.

De quem é a culpa?
Muita da culpa do excesso de sal na comida, cabe ao fast food, aos alimentos pré cozidos, aos queijos e às linguiças, salsichas (os processados), adoçantes com sacarina sódica, caldos de carne em tablete, bebidas alcoólicas em excesso, opte por mais temperos e especiarias, melhoram muito o sabor dos alimentos e evitam a necessidade de sódio.

O desequilíbrio que provoca a retenção de líquidos também pode ser produzido por doenças cardiovasculares, gravidez, síndrome pré-menstrual, alterações no fígado ou nos rins e alguns medicamentos. Razão para que seja seu médico a determinar qual o tratamento a seguir.


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...