google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Pode ser evitada a lesão por esforço repetitivo (LER)

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Pode ser evitada a lesão por esforço repetitivo (LER)

Movimentos repetitivos realizados no dia a dia podem causar dor e sérios problemas no funcionamento dos membros do corpo. As lesões podem até mesmo ser suficientes para provocar fissuras nos ossos.







 Ou seja, vale a pena prevenir.

Permanecer muito tempo digitando pode resultar em dor por movimentos repetitivos.

Movimentos repetitivos fazem mal.

O esforço ou força empregados em um clique no mouse são muito sutis, a não ser que você esteja em uma situação complicada. Mesmo assim, o simples ato de pressionar o dedo inúmeras vezes pode gerar problemas.

Movimentos repetitivos simples como esse ou digitar, que fazem parte da rotina de muitos trabalhadores de escritórios, bancos, empresas e outros estabelecimentos, podem trazer consequências que afetam a sua saúde.

O termo mais utilizado para designar esse tipo de machucado é lesão por esforço repetitivo (LER), um problema muito relacionado com atividades de trabalho, mas que também pode acontecer em outros ambientes. Postura ruim e má distribuição da força ou empenho ao realizar um movimento são as suas principais causas.

Além disso, exercer os movimentos repetitivos por muito tempo, rigidez causada por temperaturas baixas e estresse estão envolvidos no aparecimento das lesões. Quando há um problema, os sinais são dor, falta de força, coordenação ou mobilidade, ardência e formigamento.

A dor pode ir além do local que realiza o esforço repetitivo e atingir os ombros e as costas. A tensão perto do pescoço também pode se agravar quando há uma lesão. Tendinite e síndrome do túnel do carpo, por exemplo, são causadas pela repetição excessiva.

Ainda há enfermidades que contribuem com o aparecimento de problemas por esforço repetitivo. Gota, esclerose sistêmica, reumatismo, osteoartrite, diabetes e outras estão relacionadas com a predisposição às lesões.

Como lidar com o problema.

No Brasil, a lesão por esforço repetitivo é considerada um acidente de trabalho e deve envolver funcionários e empresas na busca de solucionar o problema. Segundo o Ministério da Saúde, as regiões mais atingidas pelo problema são mãos, punhos, ombros e cotovelos.

De acordo o órgão, a rede pública de saúde está qualificada para fazer o diagnóstico correto das lesões por esforço repetitivo através de questionamento sobre as atividades de trabalho e exame físico.

O Ministério da Saúde aponta ainda que o tratamento não é de responsabilidade exclusiva de médicos. Outros profissionais, como fisioterapeutas, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e psicólogos podem contribuir para um tratamento com técnicas diversificadas.

Alguns medicamentos podem ser prescritos para amenizar os sintomas e contribuir com a melhora, mas há a necessidade de reabilitação dos movimentos e de treinar o membro a fazer o esforço de maneira a evitar lesões. Já procedimentos cirúrgicos não são recomendados em casos de LER por não apresentarem evolução significativa.




Por isso, é importante saber como evitar LER e não sofrer com as dores.



O desenvolvimento da LER é lento e silencioso. Os primeiros sintomas só surgem após muito tempo em que a atividade lesiva é praticada, e quando a área afetada já se encontra bem comprometida. Por isso, a melhor solução é a prevenção. Veja abaixo algumas dicas de como evitar LER:


– Uma das formas de como evitar LER é respeitar o seu corpo e estabelecer pequenas pausasem atividades que são executados de forma repetitiva e por muito tempo. Nos intervalos,alongue e relaxe as regiões envolvidas.


– Também é fundamental que em trabalhos que exijam força, como levantar ou carregar objetos pesados, o peso das cargas sejam divididos. Esse é um jeito de evitar LER por isso, use o máximo possível de regiões corporais, evitando a sobrecarga em apenas uma região.


– Não importa a atividade a ser feita, a postura deve ser mantida tanto sentado quanto em pé.


– Para quem trabalha sentado, a boa postura é uma eficaz forma de evitar dores. Para isso, apoie os dois pés no chão e mantenha os joelhos em ângulo reto. Arrume sempre a postura,evitando ficar “largado” sobre a cadeira. Esta deve ter um encosto que não dê suporte total à coluna, permitindo que ela faça a sua curvatura normal.


– Caso faça uso do computador, a cadeira deve ser ajustada de modo que os cotovelos também formem um ângulo reto e os olhos estejam na altura do centro do monitor. Também é o indicado usar laptops sobre a mesa. Nesse caso, as recomendações são as mesmas que as dos computadores pessoais.


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...