google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Coisas surpreedentes sobre os ornitorrincos

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Coisas surpreedentes sobre os ornitorrincos

O ornitorrinco é um dos animais mais esquisitos do planeta. Além de ser um dos únicos mamíferos que bota ovos, há vários outros motivos que o colocam no topo da lista de animais curiosos.

Tem quatro patas, um bico e dentes quando é pequeno. É peludo, mas as patas dianteiras são como asas. As traseiras têm esporões venenosos. Bota ovos, choca-os e depois amamenta os filhotes.

 

 

 

 

 

Durante um século após sua descoberta, os cientistas quebraram a cabeça pensando em um modo de classificá-lo como um mamífero numa ordem especial, a dos Monotremados. O ornitorrinco vive na Austrália e na Tasmâmia, às margens dos rios e banhados. Tem patas palmadas e por isso é um bom nadador, capaz de ficar debaixo da água por cinco minutos.

 

Dentro da água seus olhos e ouvidos fecham. Ele escava a lama com seu bico, à procura de comida. O bico não é ósseo, mas coberto por uma membrana sensível. Alimenta-se de girinos, crustáceos, vermes e peixinhos. Embora passe a maior do tempo na água, o ornitorrinco cava sua toca na margem. 





A fêmea cava uma toca de até 1,80 m de comprimento, onde choca seus ovos. Ela amamenta os filhotes durante quatro meses. Os filhotes têm menos de 2,5 cm ao nascer, e chegam a 30 cm de comprimento antes de serem desmamados.




 
Conhece-se apenas um, pertencendo à ordem dos Monotrematos, é o Ornithorhynchus paradoxus,os machos possuem nas patas posteriores um esporão com um orifício na sua extremidade. O esporão liberta, quando o animal deseja, um líquido venenoso secretado por uma glândula situada ao longo da coxa e com a qual o esporão comunica por um longo conduto subcutâneo.


Com seu jeito desengonçado, o ornitorrinco pode até parecer inofensivo, mas na verdade ele pode ser bem perigoso. Ele possui um poderoso veneno em suas garras, suficiente para matar pequenos animais. Apesar de não ser suficiente para causar a morte de um humano, ele pode causar uma dor bastante aguda.

O veneno do Ornitorrinco é bastante fraco e no Homem causa dores, mas nunca a morte. O animal crava os seus esporões por meio de uma forte pancada dada com as patas, para trás, sendo a sua função possivelmente defensiva e não representando uma adaptação predatória, pois, tanto pela posição como pelo tipo de presas de que se alimenta o Ornitorrinco não é adequado para a caça.

Para um observador pouco versado em zoologia, a presença do esporão e da glândula venenosa pareceria implicar uma semelhança com os répteis; contudo, a semelhança não é mais do que superficial, pois se tratam de estruturas distintas num e noutro caso. É interessante referir que o esporão está presente em ambos os sexos quando são jovens, mas, mais tarde, degenera na fêmea. A toxicidade é muito fraca, menos cerca de 5.000 vezes menor que a do veneno das serpentes australianas.

Dentes que não usam
Nossos dentes crescem com o tempo, mas o ornitorrinco faz o caminho contrário. Os bebês já nascem com a dentição, mas os adultos os perdem com o desenvolvimento, chegando à fase adulta sem dentes. Os dentes são substituídos por placas queratinizadas, na mandíbula e na maxila, que crescem continuamente. Fonte: domescobar
Vídeo: ornitorrinco mais simpático do mundo


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...