As DSTs são transmitidas, principalmente, pelo contato sexual com uma pessoa infectada, sem o uso da camisinha. Os sintomas mais comuns são feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas, porém, existem algumas doenças que não apresentam sintomas. Quando não são diagnosticadas precocemente, essas patologias podem evoluir para quadros mais graves, causando complicações como infertilidade, câncer e até a morte.
A prevenção é a melhor forma de ter saúde e qualidade de vida. Existem alguns hábitos que podem evitar o contágio dessas doenças. Conheça:
Usar Camisinha
O método mais eficaz de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis, como Sífilis, Aids e Hepatites. A camisinha é fabricada com um material impermeável e oferece 10 mil vezes mais proteção contra o vírus da Aids do que a sua não utilização. Além disto, a camisinha também evita uma gravidez não planejada. Desde 1994, o preservativo é distribuído gratuitamente pelo Ministério da Saúde.
Manter a Higiene
Além de usar a camisinha, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda lavar os órgãos genitais com água e sabão logo após as relações sexuais. Essa prática pode evitar doenças, como o Cancro Mole.
Não compartilhar materiais pessoais.
Não compartilhe objetos pessoais de higiene, como toalhas, laminas de barbear e roupas íntimas. Exija material esterilizado ou descartável nos locais de realização de tatuagens e colocação de piercings.
Em caso de dúvidas, peça a orientação de um urologista. Se tiver interesse, você pode entrar em contato com o Dr. Fernando Almeida. Dr Fernando Almeida
LEIA MAIS: Doencas sexualmente transmissiveis
LEIA MAIS: Doencas sexualmente transmissiveis
Nenhum comentário:
Postar um comentário