google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: O exótico cachimbo coletivo: narguile fumacinha que só faz mal à saúde

sábado, 27 de junho de 2015

O exótico cachimbo coletivo: narguile fumacinha que só faz mal à saúde

O Narguilé, famoso “cachimbo de água” que, de tempos para cá, tornou-se moda nacional, é de origem oriental, possuindo diversos nomes e formatos, de acordo com a região. É tradicionalmente utilizado em muitos países do mundo, em especial no Norte da África, Oriente Médio e Sul da Ásia. Outros nomes utilizados para se referir ao narguilé são: hookah (na Índia e outros países que falam inglês), shisha ou goza(nos países do Norte da África), narguilê, narguila, nakla, arguile, narguilé, entre outras denominações.





-->


O fumo utilizado em narguilés é diferenciado dos demais, pois é feito com melaço (subproduto do açúcar) e frutas ou aromatizantes. As essências são variadas, podendo ser encontradas no aroma de frutas. O uso do narguilé envolve riscos à saúde, como acontece com todos os produtos derivados de tabaco. Há controvérsia, no entanto, se esses riscos são maiores ou menores que aqueles associados aos cigarros. Em média, ao fumar um cigarro em cinco minutos, inala-se entre 300 e 500 mililitros de fumaça. Já uma sessão de narguilé dura de vinte minutos a uma hora – o que representa 10 litros de fumaça.

A Organização Mundial de Saúde afirma que a fumaça do narguilé contém inúmeras toxinas que podem causar câncer do pulmão, doenças cardíacas e outras. A Academia Americana de Periodontologia (estuda a gengiva e as estruturas que dão suporte aos dentes) afirma que o uso do narguilé é comparável ao cigarro, em relação aos riscos de doenças da gengiva.
Estudos demonstram que o usuário do narguilé, comparado ao fumante típico de cigarros é exposto a mais a toxinas como nicotina e monóxido de carbono. Poucas ainda são as pesquisas que apontam cientificamente os efeitos do narguilé para o ser humano.




           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...