A vida moderna, com excesso de informação, stress, sedentarismo e má alimentação, acaba prejudicando o bom funcionamento do corpo como um todo. Dificuldade com amemória e concentração são alguns dos sinais de que alguma coisa não vai bem ou que poderia melhorar.
-->
Felizmente é possível, através da alimentação, melhorar o desempenho cognitivo e as funções cerebrais.
Vamos ver quais são os alimentos que melhoram a memória e dar um chega pra lá nos esquecimentos e confusões do dia a dia. Vem!
O que tem nos alimentos amigos do cérebro
Alguns nutrientes são especialmente importantes para o bom funcionamentocerebral, seja estimulando a produção de neurotransmissores, participando do equilíbrio dos neurônios, protegendo o sistema nervoso ou atuando na regeneração celular.
Alguns desses nutrientes são: ômega 3 (compõe as membranas externas das células cerebrais), fisetina , flavonoides e colina, assim como vitaminas do complexo B, C, ferro, zinco, triptofano, entre outros. Eles não podem faltar na sua dieta!
Alimentos que melhoram a memória
Para nos abastecer com ômega 3 podemos contar com a quinua (ou quinoa) rica também em aminoácidos essenciais, linhaça marrom ou linhaça dourada e chia(ótimas fontes do ácido graxo). Temos ainda os feijões, azeite de oliva, nozes, óleos de girassol e prímula, salmão, atum, cavala, arenque, sardinha, óleo de peixe e de fígado de bacalhau.
Boas fontes dos outros nutrientes que turbinam o cérebro são: cereais integrais, ovos, castanhas, inhame, abóbora, batata doce, espinafre, brócolis, tomate e sementes de abóbora e de girassol. As frutas como as uvas, morango e demais frutas vermelhas, maçã, goiaba, acerola, melancia, mamão e banana (rica em triptofano) são boas investidas, e os chás verde, branco e vermelho são variedades de chás ricas em flavonoides, ou seja, tudo de bom!
A nutricionista Maiara Fidalgo alerta que as falhas de memória podem ser causadas também por alterações no funcionamento da tireoide, daí a importância de exames regulares.
Exercícios físicos e o cérebro
Estudos recentes comprovam que a atividade física contribui de forma efetiva na regeneração celular e formação de sinapses pelo cérebro. Quanto mais você se mexer, melhor seu cérebro vai funcionar agora e, também, lá na frente, quando estiver mais velhinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário