google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Como emagrecer e ganhar músculos

domingo, 24 de agosto de 2014

Como emagrecer e ganhar músculos

Por que não se pode combinar treinos para ganhar músculos com treinos para definir o corpo e perder gordura, e por que o programa clássico de emagrecimento não funciona?

Um iniciante clássico, ao chegar na academia, se coloca dois objetivos: em primeiro lugar, perder a barriguinha, que foi resultado de um estilo de vida sedentário; em segundo, bombar um pouquinho para que a roupa ‘caia melhor’.

Infelizmente, até muitos dos treinadores profissionais, já sem falar dos habituais frequentadores da academia, se recusam a aceitar que existam dois tipos de treino – um para trabalhar os músculos e outro para perder gordura – e que é impossível combinar os dois.





Esclarecendo uma dúvida muito comum quando entramos na academia: devemos emagrecer primeiro antes de ganhar massa muscular? 

Essa é uma pergunta muito comum nas academias, mas na verdade é algo lógico, porém um tanto quanto complexo. Sim, mas depende!

Cada corpo tem um tipo de metabolismo, cada pessoa que começa a treinar está em uma situação, e mesmo aqueles que já estão em rotinas de treino, precisam ser avaliados para se responder corretamente. E por último, mas também muito importante: qual o objetivo final, definição apenas, ou hipertrofia pesada.

Então em primeiro lugar, entenda seu corpo, saiba qual tipo físico você possui, nesse artigo sobre Mesomorfo, Endomorfo ou Ectomorfo você poderá identificar seu biótipo físico e ver as dicas de treinos e dietas de acordo com seu corpo. Caso ainda não tenha conhecimentos suficientes para montar um treino e dieta, procure um profissional para fazer um raio-x de seu corpo, principalmente para definir a porcentagem de gordura existente, e assim montar uma rotina para seu objetivo.

Em geral, se sua gordura corporal estiver abaixo de 25%, a resposta é NÃO, você não precisa perder peso antes de ganhar massa muscular (entenda que isso pode e deve ser cruzado por exemplo, com a facilidade de acumular gordura de seu corpo). Mas se o seu caso for diferente, e sua taxa de gordura estiver acima, e ainda, seu organismo tiver propensão a acumular ainda mais gordura, então a resposta será SIM, você precisa realizar um período de perda de gordura para efetivamente buscar o ganho de massa muscular.


Paralelo a essas situações, para pessoas que já que treinam, e possuem uma massa muscular e corporal mais elaboradas, existe uma resposta um pouco diferente, já que pode-se estar procurando a baixas taxas de gordura e músculos volumosos (além do estagio já atingido), e existe uma estratégia para isso: Bulking e Cutting.

Bulking (grosso), caracteriza-se pela ingestão, superior a necessária, de calorias, inclusive adicionando-se fast foods no cardápio, justamente para exacerbar os volumes calóricos. Tudo com um objetivo claro de aumento de força do individuo.

Já no Cutting (corte), diminui-se drasticamente o consumo de carboidratos e se dá importância às proteínas. O treino é alterado logicamente, mais intensidade e menos tempo, e adiciona-se séries aeróbicas mais longas.

Portanto no Bulking o atleta fica um tempo ganhando massa corporal, mais muscular, pois os treinos são intensos e o acumulo de gordura não chega a ser um problema, mas quando volta à situação de Cutting, ele irá secar e a musculatura ganha na fase anterior ficará mais aparente.

Se seu objetivo não é o ganho ostensivo de massa muscular, a estratégia de Bulking e Cutting não será sua praia, portanto vai uma dica: quanto menos gordura corporal, mais sensíveis nosso organismo fica à insulina, um dos hormônios mais anabólicos existentes. Ela é simplesmente aquela que leva glicose, gordura, proteínas, além de outros nutrientes, para nossos músculos, ou seja, ela é quem literalmente “alimenta” nossos músculos.

Está provado cientificamente que pessoas que possuem altos índices de gordura corporal tem menos capacidade de produção de insulina (ou resistência a esse hormônio), e isso se transforma em um ciclo vicioso, onde mais gordura leva a acumular mais gordura.

É necessário perder gordura primeiro antes de ganhar massa muscular?
O que você precisa agora é analisar em qual destes quadros que citamos você está incluído, e buscar seu primeiro objetivo: perda de gordura, ou ganhar massa muscular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...