A asma é uma condição crónica em que as vias aéreas que transportam o ar para os pulmões se inflamam e estreitam.
As vias aéreas inflamadas são muito sensíveis e tendem a reagir a coisas no ambiente chamadas gatilhos, como substâncias inaladas.
Quando as vias aéreas reagem, elas incham e estreitam ainda mais, sendo que também produzem muco extra, tornando mais difícil ao fluxo de ar chegar aos pulmões.
Os sintomas da asma
Quando as vias aéreas reagem aos gatilhos da asma, as pessoas podem experimentar uma crise de asma ou ataque de asma. Os sintomas de um ataque de asma incluem: tosse, aperto no peito, chiado e dificuldade em respirar.
Algumas pessoas têm sintomas de asma leve que desaparecem por si próprios, ou experimentam apenas sintomas de asma em resposta a certas atividades como o exercício. Outras pessoas têm mais sintomas frequentes.
O que causa a asma?
A causa subjacente da asma não é conhecida, mas acredita-se ser devido a uma combinação de fatores genéticos e ambientais.
Pessoas com asma podem ter fatores de risco genéticos que as tornam mais suscetíveis à doença e a alguns fatores ambientais, como a exposição a alérgenos. Certas infecções virais na infância também podem aumentar o risco de desenvolver a doença.
Assim, como vimos, os sintomas da asma podem ser causados por gatilhos, sendo que os desencadeadores da asma mais comuns incluem: fumo de cigarro, ácaros, poluição do ar, pólen, mofo, infecções respiratórias, actividade física, ar frio e reações alérgicas a alguns alimentos.
O tratamento da asma
Não há cura para a asma. Pessoas que sofrem de sintomas de asma devem falar com o seu médico sobre a melhor forma de tratar e gerir a sua condição. Gerir a asma geralmente envolve evitar os desencadeadores de asma e tomam medicamentos para prevenir ou tratar sintomas.
Existem dois tipos de medicamentos para tratar a asma: medicamentos a longo prazo e medicamentos de alívio imediato. Os medicamentos a longo prazo são normalmente tomados diariamente para ajudar a prevenir os sintomas da asma.
A medicação comum é composta por corticóides inalatórios, que reduzem a inflamação das vias aéreas, tornamdo-as menos sensíveis. Outros medicamentos a longo prazo incluem o omalizumabe, uma injecção dada uma ou duas vezes por mês para impedir que o corpo reaja a asma e agonistas-beta2 de longa ação inalados, que ajudam a abrir as vias aéreas.
Os medicamentos de alívio rápido proporcionam alívio dos sintomas agudos da asma. A medicação de alívio rápido comum é inalada e composta por beta2-agonistas, que ajudam a relaxar os músculos ao redor das vias aéreas, permitindo que mais ar flua através deles. Pessoas com asma deve ter um inalador de alívio rápido com eles em todos os momentos para caso de precisarem.
A asma infantil
Qualquer um pode ter asma, mas na maioria das vezes começa na infância. A maioria das crianças com asma desenvolvê-a antes dos cinco anos. Em crianças, a asma pode aparecer como sibilos ou um som de assobio ao respirar, tosse, respiração rápida ou difícil, queixas de dor no peito e sensação de fraqueza ou cansaço.
Nas crianças, a asma é a principal causa de atendimentos de emergência, internamentos e dias perdidos de escola. Os sintomas de asma de uma criança podem continuar na vida adulta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário