Toda mulher sabe que é preciso tomar cuidados especiais quanto o assunto for saúde feminina e todo ano é necessário realizar um série de exames.
Por isso, não deixe de visitar seu ginecologista sempre que puder e faça um check-up completo.
1- Ginecológico- Mesmo antes de ter a primeira relação, é importante que a mulher vá ao ginecologista, pois o sistema reprodutivo sofre mudanças e complicações no início da puberdade. Depois que ela iniciou a vida sexual é importante que faça o exame do papanicolau para verificar as possíveis infecções que podem afetar o colo do útero.
2- Mamografia- O exame ajuda a identificar possíveis nódulos nos seios que possam indicar um câncer. A primeira avaliação deve ser feita aos 35 anos, depois disso é necessário que a mamografia seja realizada uma vez por ano. Se a mulher tiver histórico da doença na família, o exame deve ser realizado mais precocemente.
3- Ultrassom transvaginal- É detectado doenças como cistos no ovário, endometriose, miomas e até tumores. Caso surja algum indício dessas enfermidades o exame pode ser solicitado pelo médico. O ultrassom transvaginal passa a ser praticamente obrigatório após a menopausa.
4- Densitometria óssea – Ajuda a verificar qual a densidade dos ossos. Pode identificar e prevenir a osteoporose. Deve ser realizado com regularidade para mulheres com fortes fatores de risco para a doença ou para àquelas que estão na menopausa e não realizam reposição hormonal.
5- Colposcopia - Detecta ferimentos que possam estar na vagina, na vulva ou no colo do útero. É bom fazer esse exame quando iniciar a vida sexual, porém muitas vezes só é indicado quando houver alterações no papanicolau.
6- Ultrassom mamária – É ideal para identificar cistos e até câncer de mama. Se a mulher sente muita dor é importante fazer o ultrassom para saber a causa. Como a mama tem muitas glândulas e ligamentos é difícil identificar tumores malignos através desse exame.
7- Hemograma- Para saber se o corpo inteiro está funcionando perfeitamente, como anda as células, plaquetas, é bom sempre fazer esse exame, através dele podem ser identificados inflamações, infecções, anemias.
8- Sorologia – Este exame ajuda a detectar doenças provocadas por mircoorganismos, como hepatite, sífilis, HIV. Existem pessoas que possuem alguma dessas doenças sexualmente transmissíveis e não sabem, por isso é importante fazer o teste sempre que possível. A afecção quanto antes diagnosticada, melhor.
9- Urocultura – Seis em cada 10 mulheres sofrem de infecção urinária. Se você estiver com dificuldades para urinar, ardência e incômodos faça o exame.
Seria ótimo poder fazer todos esses exames, mas como fazer se a maioria ganha um salario minimo?? e o nosso sistema unico de saude nao funciona na pratica????
ResponderExcluir