google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Nefrite: primeiros sinais, presença de sangue e proteínas na urina...

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Nefrite: primeiros sinais, presença de sangue e proteínas na urina...

Os primeiros sinais e sintomas que fazem suspeitar de uma nefriteaguda são relacionados a alterações da urina, tais como, diminuição da urinae cor sanguinolenta. Podem ocorrer edemanos olhos e nos membros inferiores e hipertensão arterial . 

As nefrites crônicas podem ser assintomáticas por algum tempo, embora as lesõesrenais estejam progredindo silenciosamente nesse período. Quando uma lesãorenalsignificativa já se estabeleceu há, além da hipertensão arterial e de edemados membros inferiores, perda de apetite, náuseas, vômitos, fadiga, insônia, pruridos e câimbras.

O que é nefrite?

A nefriteé um processo inflamatório que afeta os tecidos e algumas estruturas renais. Ela se deve, em geral, à atuação sobre os rins de produtos fabricados pelo sistema imunológico em resposta a algum elemento agressor do organismo. Quando um elemento agressor (antígeno) atinge o organismo, ele fabrica um anticorpopara se defender. Esse elemento agressor pode ser, por exemplo, uma infecçãosimples. Esses dois elementos (antígeno anticorpo)  se unem, formando um complexo que é carreado pelo sanguee depositado nas estruturas dos rins, danificando-as. Quando as lesõesatingem apenas os glomérulos, a enfermidade é chamada glomerulonefrite.


O que é?

Sistema imunológico: sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro- organismo que enfraquecem o nosso corpo.

Antígeno: é toda substância estranha ao organismo que provoca uma resposta imunológica com formação de anticorpos.

Anticorpos: proteína circulante liberada pelos linfócitos sem reação à presença no organismo de uma substância estranha. (antígeno).



Quais são as causas da nefrite?

As nefrites podem ser causadas por infecções (malária, tifo, salmonela, toxoplasmose, herpes e outros vírus e bactérias) que provocam a formação do complexo antígeno-anticorpoe que o precipitam nos rins. Outras causas são afecções não infecciosas ou por medicamentos que liberam antígenos e desencadeiam um idêntico mecanismo imunológico.


Como o médico diagnostica a nefrite?

O diagnósticodeve começar pela tomada de uma boa história da doença e pela captação dos sinaisclínicos pertinentes. Cabe ao médico, com a ajuda de exames laboratoriais, descobrir a causa da nefrite, se infecciosa ou não.

Na nefriteaguda os dados clínicos e laboratoriais são muito nítidos e definitivos e na fase crônica podem haver sinais clínicos e laboratoriais de insuficiência renal crônica.

Somente uma biópsia renal pode confirmar o diagnósticoe determinar o nível de gravidade da enfermidade.


Como é o tratamento da nefrite? 
Esse é o tipo de doença na qual, obrigatoriamente, há de se ter o acompanhamento de um nefrologista.

Na fase aguda de nefrite causada por uma infecção, por exemplo, o mais importante é manter os rins num certo “repouso”, evitando-se grandes aportes de água e de sódio. Enquanto isso, a infecçãodeve ser adequadamente tratada. Numa fase posterior, podem ser usados anti-inflamatórios e imunossupressores.


Como evolui a nefrite?

Não existe um tratamento específico para a nefrite. As lesõesnas formas agudas costumam regredir completamente no prazo de um ano, mas as lesõesda fase crônica podem progredir insidiosamente.

Tanto nas formas agudas como nas formas crônicas a pressão arterialdeve ser mantida dentro do normal, porque uma pressão arterialalta contribui para danificar ainda mais os rins.


Uma dieta pobre em sódio, potássio e proteínas deve ser mantida, transitória ou definitivamente. Se a insuficiência renal for muito intensa, a diálise peritoneal pode tornar-se impositiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...