Antibióticos são compostos que: Matam as bactérias diretamente (bactericidas). Bloqueiam sua capacidade de crescer e de se reproduzir (bacteriostáticos). Quando você está em luta contra uma infecção bacteriana, o seu sistema imunológico pode ser vencido pelos invasores. Os antibióticos são inseridos na batalha para montar uma defesa contra os invasores até que o sistema imunológico possa se recuperar e acabar com as bactérias remanescentes.
Como os antibióticos evitam o crescimento bacteriano? Os antibióticos detêm ou interferem com uma variedade de processos celulares diários dos quais as bactérias dependem para crescimento e sobrevivência.
Como as bactérias ficam resistentes aos antibióticos?
Ignorando as receitas coloridas no frasco de comprimidos e os alertas do médico para que você tome todo o medicamento, mesmo que comece a se sentir melhor. Se você parar de tomar o seu medicamento muito cedo, o seu sistema imunológico pode não ser capaz de matar as bactérias remanescentes, e qualquer bactéria resistente deixada ilesa será capaz de proliferar e se espalhar para outras pessoas.
Insistindo em tomar antibióticos para tratar um resfriado ou uma gripe. Os antibióticos são completamente ineficientes contra vírus, de modo que não adianta usá-los nesses casos. Ainda pior, os antibióticos não conseguem distinguir entre as bactérias que são boas para nós e as bactérias que causam doenças.
Apesar da nossa preocupação com limpeza, nós convivemos com uma enorme variedade de bactérias todos os dias. Por exemplo, os nossos intestinos são revestidos com bactérias que fragmentam os alimentos que não podemos digerir. Toda vez que você toma antibióticos, você mata algumas dessas bactérias benéficas. Usar antibióticos indiscriminadamente pode eliminar a maior parte das bactérias que existem normalmente em nosso corpo, abrindo a porta para que variantes mais sinistras se estabeleçam em seu lugar.
Empilhando sobras de antibióticos e automedicação - nem todo antibiótico funcionará para toda infecção. O seu médico prescreve uma droga específica para você baseado no tipo de infecção que você tem. Ele também seleciona dosagem e duração específicas para o seu tratamento. Um antibiótico usado para tratar uma doença prévia pode não funcionar contra a infecção que você tem agora, por isso é melhor procurar o aconselhamento médico antes de tentar se auto-medicar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário