A obesidade é detectada quando o Índice de Massa Corporal (IMC) está maior ou igual a 30. A doença aumenta o risco para o desenvolvimento de diabetes tipo 2, hipertensão, artrite, doenças do coração, derrame, osteoporose, artrite, colesterol e triglicérides elevados.
Um indivíduo é considerado obeso quando seu Índice de Massa Corpórea é maior ou igual a 30. O IMC é obtido dividindo-se a massa em quilograma pela altura ao quadrado, sendo este o método mais utilizado para a classificação da obesidade.
Ex: Você pesa 63kg, 1.62 de altura
Massa(kg) 63
(altura)² 1.62 x 1.62 = 2.6244
63 : 2.6244 = 24
IMC = 24, normal
O segredo para perder alguns quilinhos é o mesmo para quem precisa perder vários: dieta balanceada aliada a exercícios físicos. No entanto, pessoas que estejam, no mínimo, 20% acima do peso ideal, devem consultar um especialista antes de dar a largada às atividades físicas e dieta. O tratamento da obesidade, muitas vezes, requer uma equipe multidisciplinar, envolvendo nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, médico e professor de atividade física. A redução da quantidade calórica da dieta é o início do processo de eliminação de peso. Os hábitos alimentares também são modificados e o paciente precisa de acompanhamento para encarar tais mudanças.
esse método está furado, pois, se o indivíduo for baixo e possuir grande quantidade de massa muscular(massa magra), ele é considerado obeso por esse mátodo. O ideal seria o método que relaciona a altura com a circunferência abdominal, sem falar no indispensável uso do adipômetro!
ResponderExcluir