google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Fui picado por uma abelha! E agora?

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Fui picado por uma abelha! E agora?

A picada de abelha pode ser mais perigosa do que se imagina. Se a pessoa picada tiver alergia, uma só picada pode gerar reações graves, porém, muito mais grave se as picadas forem múltiplas.

Não existe um antídoto específico para cada picada e para cada inseto. O melhor tratamento é seguir os cuidados e ir ao médico após ser picado.
 

Uma pessoa alérgica vai apresentar os primeiros sintomas 3 a 4 minutos após receber a(s) picada(s): dificuldade de respirar, pele avermelhada e até desmaio. Nesses casos, sempre levá-la ao Hospital para os Primeiros Socorros, o quanto antes.
--Remova o ferrão do inseto o mais rápido possível raspando o local com a borda de uma cartão de crédito. Não tente retirar com os dedos pois a pressão pode deslocar mais veneno para o local da picada.
--Lave o local da picada com água e sabão.
--Coloque sobre o local da picada uma compressa fria (coloque o gelo em um pedaço de pano ou saco plástico, e não diretamente sobre a pele). Mantenha a compressa por 15 a 20 minutos, isso diminui o inchaço e propagação do veneno.
--Mantenha a região da picada abaixo da linha do coração (Sente. Evite deitar-se).
--Procure sempre ajuda médica se a respiração ficar difícil, se houver múltiplas picadas (+ 15), ou se for alérgico.
Se você não for alérgico, seu sistema imunológico vai reagir à picada, mandando líquidos para dissolver o melittin, causando a vermelhidão e o inchaço. A dor pode durar vários dias, mas nada que uma compressa gelada e um anti-histamínico não resolvam.

Algumas características e dicas que se deve saber sobre esses insetos:
As abelhas são particularmente perigosas quando estão em enxame, para formar uma nova colônia. Os ânimos estão exaltados pelas disputas entre as possíveis rainhas, e elas atacam simplesmente devido ao clima reinante no enxame... E quanto maior o enxame, mais suscetíveis a iniciar um ataque elas estarão... Por outro lado, uma abelha solitária que, por exemplo, entre em sua barraca, está somente procurando néctar, e só picará se for ameaçada...

Mesmo quando já estabelecidas em uma colméia, algumas variedades de abelha se irritam facilmente com movimentos próximos à colônia. Evite passar a menos de dez metros de uma colméia, especialmente se esta estiver alvoroçada.


Ao notar um enxame enfurecido, não grite, pois as abelhas são atraídas por sons agudos. Evite também gestos bruscos, que podem ser interpretados como uma ameaça.

As abelhas, assim como os borrachudos, são atraídas pelas cores escuras. Evite, portanto, usar roupas pretas, vermelhas ou de cores escuras.

As abelhas são atraídas por um hormônio excretado no local da picada. Ou seja, ao se tomar uma picada, as outras abelhas do enxame são atraídas para o mesmo local com uma única ordem: PICAR. Ao ser picado, afaste-se imediatamente do local.


Ao ser atacado mantenha a calma... Parece besteira, mas as abelhas são atraídas pelo descontrole, provavelmente o hormônio adrenalina... E pessoas que conseguem se manter calmas tomam um número menor de picadas... Além do mais, o desespero pode levar a vítima a se machucar seriamente em um galho, ou cair num precipício.


Mesmo sem ser picado, mantenha a calma. Nós, do Trilhas e Aventuras, nunca sofremos um ataque, talvez por respeitar o inimigo, porém sem entrar em pânico ao observar colméias e enxames. Claro que isso poderá mudar a cada trilha que fazemos, devido ao temperamento desses bichinhos.


No caso de ataque, corra para o mato. Saia da trilha e entre na vegetação densa. Não mantenha uma direção definida, correndo em zigue-zague (abelhas são péssimas em curvas fechadas), e raspando deliberadamente nas folhas e galhos para que estes tirem as abelhas de seu alvo (você) e também para que o sumo das folhas mascare os hormônios liberados pelas abelhas agressoras em sua pele. Com sorte e alguma disposição você conseguirá despistar as agressoras, ainda que se arranhando um pouco no mato...

Em campo aberto corra, mas também
em zigue-zague. Procure por obstáculos e corra na direção deles (mas não em linha reta!). Certamente você levará algumas picadas, mas escapará do grosso do ataque...

A velha estratégia de mergulhar na água pode funcionar, desde que você seja um bom mergulhador e consiga sair da área crítica por baixo da água. Desnecessário dizer que é melhor tomar umas picadas a se afogar, ou pior, mergulhar num local que não permita a fuga, e cada vez que se respirar tomar mais picadas no rosto, e depois se afogar...

Uma outra opção é, independente de se estar em campo aberto ou não, se cobrir com algo espesso, como um saco de dormir, cobertor, etc. Lembre-se: A picada da abelha perfura tecidos finos, e como elas são pequenas poderão penetrar por frestas. No caso de conseguir algo adequado para se cobrir, tenha paciência para aguardar a dispersão do enxame, o que pode levar um certo tempo. Não confie muito em se abrigar em barracas, a não ser que dentro da barraca você possua um saco de dormir. Pois, se elas descobrirem um meio de entrar, você ficará em maus lençóis!


Mesmo que sua decisão seja correr, diminua sua área exposta colocando sua jaqueta, ou o que tiver à mão. Desde que realmente esteja à mão, pois rapidez é fundamental numa situação destas.


Proteja os olhos: uma picada de abelha no globo ocular quase certamente levará à cegueira do olho atacado. Na impossibilidade de correr (em uma montanha, por exemplo) tente curvar-se sobre si mesmo, e proteja os olhos com as mãos. E, resista bravamente. (ai!)

O ataque de um grande enxame pode ser mortal. A maioria das pessoas resiste em média a mais de 50 picadas, mas há casos de mortes com apenas 3 picadas. Por outro lado, há quem resista a 400 picadas. Como você não conhece o seu limite (e eu nem tenho curiosidade de conhecer o meu), tente evitar ao máximo levar novas picadas. Além do mais, um grande enxame pode facilmente ultrapassar a casa do milhar.

A melhor forma é se prevenir dessas picadas. Para que haja uma boa prevenção é necessário que faça o uso de repelentes. 

Leia mais sobre: Picadas de abelhas.

Um comentário:

  1. Encontrei seu blog e é uma honra estar a ver e ler o que escreveu, quero felicitar-vos, pois é um bom blog, sei que irá sempre fazer o melhor, dando-nos boas noticias, e bons temas.
    Quero aproveitar a oportunidade para partilhar o meu blog : Peregrino E Servo. Vou ficar muito feliz se tiver a gentileza de fazer uma visita ao meu blog.
    PS. Se seguir, fique a saber que irei seguir também seu blog, se o conseguir encontrar.
    António Batalha.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...