Nem sempre é fácil guardar na memória a hora certa de tomar um medicamento ou administrar a quantidade de doses necessária até o fim do tratamento.
O aplicativo Hora do Remédio, criado pelo brasileiro Eduardo Halfen, permite que usuários de iPhone e iPad programem a medicação e saibam quando o remédio está acabando. “Procurei criar um aplicativo que pudesse servir para qualquer pessoa. E também acho que o brasileiro precisa de aplicativos locais deste tipo”, disse ele.
O app, lançado em 26 de maio por US$ 1 na App Store, em português e inglês, emite um alerta na hora certa de tomar o remédio, controlando quantas doses faltam, quantas restam na caixa e a quantidade de caixas que o paciente deve comprar para seu tratamento. É possível ainda tirar uma foto do medicamento para associá-lo aos lembretes.
Quando o usuário acessa o aplicativo avisando que já tomou o medicamento, o horário exato é salvo em um histórico, que pode ser enviado por e-mail, assim como a lista diária com todos os remédios que o usuário deve tomar e observações sobre o tratamento.
A versão 1.3 do aplicativo, atualizada na última sexta-feira (20/07/2012) permite controlar quantidades diferentes por horário, “caso a pessoa tome meio comprimido de um remédio ou um xarope, por exemplo”, detalha Halfen. Na versão anterior (1.25), o app passou a permitir lembretes em intervalos de duas horas.
“Estou procurado aprimorar o aplicativo cada vez mais”, diz o desenvolvedor que registrou maios de 1.500 downloads do Hora do Remédio até o momento.
Para instalar o app é preciso ter um dispositivo com o sistema operacional iOS 5.0 ou versões mais recentes. Ele funciona nos aparelhos iPhone 3GS, iPhone 4, iPhone 4S, iPod touch (3ª geração), iPod touch (4ª geração) e iPad.
Nenhum comentário:
Postar um comentário