google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Musculação para queimar gordura e manter o corpo definido

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Musculação para queimar gordura e manter o corpo definido

Afinal, musculação emagrece mesmo ou é só para quem quer ganhar e tonificar músculos? A maioria das pessoas que querem emagrecer tem a ideia de que exercícios aeróbicos são para perder peso e musculação apenas para aumentar e definir os músculos. A verdade é que a musculação também emagrece.





Publicidade
O treino muitas vezes é ignorado – eu sei porque passei anos sem fazer – mas confiem em mim: musculação emagrece! Eu só vi resultados no meu corpo quando passei a pegar pesado na sala de musculação, e não largo os pesos nunca mais.

Muitas pessoas preocupadas em emagrecer acreditam que a musculação atrapalha o processo de emagrecimento, pois embora haja uma perda da porcentagem de gordura, há também um aumento da massa magra (massa muscular), podendo não apresentar perda de peso na balança.

Musculação emagrece sim! Como toda atividade física, ela vai promover gastos calóricos no momento da realização. Sem contar que seu metabolismo basal também será estimulado, fazendo com que você gaste mais ao longo do dia. Outro fator é que quanto mais músculos se tem, mais energia você gasta em repouso.

E pensando em um gasto calórico maior, muitos instrutores de academia e personal trainers vem inovando em treinos de musculação. Aquele treino tradicional de por exemplo 3 séries com 10 repetições e descanso de 1 minuto vão ficando para traz. Muitos profissionais preferem treinos que envolvem o corpo todo, como agachamentos combinados com exercícios de braço. E a tendência é que eles ganhem mais espaço.

Outro ponto forte da musculação para emagrecer é que ela aumenta muito seu metabolismo pós atividade física.

Depois de malhar, o corpo vai tentar repor o estoque de energia utilizado para levantar pesos. Esse gasto maior de energia depende muito do treino feito, mas em geral quanto mais puxado for o treino, mais calorias serão gastas e você ficará com seu metabolismo alto por mais tempo.

A musculação também ajuda a melhorar a força muscular. Com isso, você vai conseguir fazer atividades aeróbicas com mais intensidade, queimando mais calorias.

Quer emagrecer? Então não fique só em cima da esteira! Leve a sério também a musculação e você vai conseguir o corpo desejado rapidinho.

Então por quê a musculação é tão importante para queimar gordura? A razão principal está na característica altamente metabólica dos músculos. Quanto mais massa muscular uma pessoa tem, mais gordura ela queima todos os dias, sem fazer nada. 

Exemplo: se antes de fazer qualquer tipo de musculação meu corpo gastava 1.800 calorias no dia, com mais massa muscular ele pode passar a usar 2.000 simplesmente porque manter músculo exige mais trabalho do nosso metabolismo. 
 
Além disso, depois de um treino pesado de musculação o nosso metabolismo funciona em super power durante 48 horas para recuperar as microfissuras causadas no treino – de novo, mais calorias queimadas pelo corpo sem que façamos nada. Com mais músculos, nosso corpo vira uma máquina de queimar gordura, pois o metabolismo está constantemente elevado.

Fora que não existe ficar definida(o) e gostosa(o) sem um trabalho de musculação. O treino com carga é essencial para quem busca fins estéticos nos exercícios. 
Mas a Mônica avisa: a musculação tem resultado quando feita no mínimo de 2 a 3 vezes por semana, mas o ideal é de 4 a 6. E não tem jeito, tem que colocar carga! Ela afirma que esse negocio de menos carga e mais repetição está por fora! Quando eu comecei a fazer musculação, fiquei morrendo de medo de “crescer”, mas me garantiram que isso não aconteceria. Para as mulheres ficarem com musculos muito grandes é preciso muita suplementação! Minha meta era perder gordura com musculação e foi gordura que eu perdi!

Tire suas dúvidas sobre musculação

Vou transformar gordura em músculo: Isso não ocorre. Gorduras e músculos são tecidos distintos e não existe possibilidade dessa transformação ocorrer. O que pode acontecer é você perder gordura e ganhar massa magra. Aí sim é positivo.

Musculação endurece a gordura: o que vai ficar mais forte e duro é a massa muscular que fica por baixo do tecido adiposo. Portanto, se você fizer dieta apropriada, essa camada que recobre o músculo vai diminuindo também.

Alongamento evita lesões: depende. O alongamento antes e depois do treino não evita lesões, mas o alongamento feito regularmente melhora a flexibilidade, que consequentemente, aumenta amplitude do movimento, mobilidade articular e assim o risco de se lesionar. 

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...