Nesses anos de profissão como tatuador, eu já ouvi as coisas mais malucas que vocês jamais imaginariam. Afinal, como dizia Bezerra da Silva, "quem tem boca fala o que quer", e no Brasil essa premissa é ainda mais verdadeira.
Sempre que termino uma tatuagem, na hora de explicar os cuidados pós-tatuagem, peço aos clientes que não fiquem dando ouvido aos amigos, pois brasileiro entende de tudo ou, mesmo sem entender, acreditam que entendem.
Mitos Tatuados não devem doar sangue ou fazer transfusão. PARCIALMENTE VERDADE: Doações e/ou transfusões de sangue são sugeridas após um ano da realização da tatuagem porque este é o tempo suficiente para um teste revelar se houve contaminação pelo vírus da hepatite, por exemplo.
Agulha deve ser descartável e/ou esterilizada. VERDADE: O ideal é que a agulha seja descartável para evitar risco de infecções pelo contato com resquícios de sangue, o que pode acontecer mesmo se for esterilizada. Qualquer outro material que tiver contato com sangue deve ser esterilizado e a pele limpa com soro fisiológico.
Tatuagem de hena causa alergia. PARCIALMENTE VERDADE: Esse tipo de procedimento pode causar dermatite de contato, uma espécie de alergia ao contato com algum produto com potencial alergênico, como a tinta.
Agulha da tatuagem pode causar infecções e HIV. VERDADE: Se a agulha for reutilizada pode haver transmissão de uma pessoa infectada para outra sadia. Por isso, os materiais usados no procedimento da tatuagem devem ser esterilizados e/ou descartáveis. A transmissão é mais comum em tatuagens feita em prisões ou em locais sem cuidados e higiene necessários.
Bater no local da tatuagem dias após fazê-la provoca queloide. VERDADE: O queloide é uma cicatriz imperfeita, geralmente com aspecto inchado, róseo e endurecido, que pode causar coceira e dor. Como a tatuagem pode propiciar um aumento do processo inflamatório da pele, aumenta a chance de uma má cicatrização se houver intervenções no desenho.
Quem fez tatuagem não deve ir à praia. MITO: Pode ir, mas deve evitar a exposição ao Sol nos primeiros dias depois de feita a tatuagem para não estimular o processo inflamatório. E, nos demais dias, usar protetor solar na pele.
Quem tem tendência a ter queloide não deve fazer. VERDADE:Não é recomendável, pois há sempre uma chance maior. O queloide é uma cicatriz imperfeita, geralmente com aspecto inchado, róseo e endurecido, que pode causar coceira e dor.
Tatuagem pode causar alergia na pele. VERDADE: Pode desencadear um quadro chamado dermatite de contato, uma espécie de reação alérgica ao contato com a tinta. Mas isso acontece em pessoas potencialmente alérgicas, como as portadoras de dermatite atópica (lesões na pele com coceira).
Casquinhas que se formam após a tatuagem não podem ser removidas. VERDADE: É recomendável não retirá-las para evitar o aparecimento posterior de cicatrizes.
Usar creme hidratante ajuda na cicatrização. VERDADE: A hidratação local é sempre indicada no intuito de acelerar o processo de cicatrização.
Diabéticos não podem fazer tatuagem. MITO: Podem fazer desde que estejam com a glicemia totalmente controlada. Entretanto, é preciso evitar tatuagens em locais da pele em que normalmente são aplicadas as injeções de insulina. Vale ressaltar que o diabético corre mais risco de sofrer infecções, então é melhor que haja orientação médica.
Tomar Sol desbota o desenho. VERDADE: Quanto maior a exposição aos raios solares, mais acelerado será o processo de despigmentação. O calor muito intenso no local dilata os poros predispondo à perda de pigmentos. Recomenda-se tomar Sol somente 60 dias após o procedimento.
Toda tatuagem pode ser removida. MITO: Há novas tecnologias que permitem apagar tatuagem, mas dependendo da extensão do desenho e da profundidade do pigmento, aumenta a dificuldade e a probabilidade de ficarem resquícios.
Há partes do corpo que doem mais na hora de fazer a tatuagem. VERDADE: Áreas de maior inervação e/ou vascularização, como mucosas, rosto e extremidades (mãos e pés), causam mais dor.
Comer carne de porco ou frutos do mar aumenta a chance de inflamações após fazer a tatuagem. MITO: Esses grupos alimentares têm alto potencial de desencadear alergias, mas não há evidência científica que comprove que comê-los influencia no processo de cicatrização da tatuagem .
Beber álcool antes de fazer uma tatuagem ajuda a desbotar a cor. MITO: Fisiologicamente não há uma explicação convincente e nem evidência científica que comprove isso.
Não posso fazer tatuagem na gravidez. VERDADE: Recomenda-se priorizar o desenvolvimento do bebê e deixar para pensar em tatuar-se depois da gestação e da amamentação.
A tatuagem não sai por inteiro. MITO. Tudo depende, claro, do tamanho e das cores utilizadas no desenho, mas é possível removê-la por completo sim. A Dra. Célia Kalil, assessora do Departamento de Laser da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que é possível combinar tipos diferentes de laser para obter um melhor resultado. "A tatuagem às vezes deixa alguma lembrança, mas também pode-se utilizar outros lasers para melhorar a aparência".
A tatuagem não sai por inteiro. MITO. Tudo depende, claro, do tamanho e das cores utilizadas no desenho, mas é possível removê-la por completo sim. A Dra. Célia Kalil, assessora do Departamento de Laser da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que é possível combinar tipos diferentes de laser para obter um melhor resultado. "A tatuagem às vezes deixa alguma lembrança, mas também pode-se utilizar outros lasers para melhorar a aparência".
Nenhum comentário:
Postar um comentário