google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Estress: Nem sempre é culpado pelo cansaço

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Estress: Nem sempre é culpado pelo cansaço

Se você já acorda sem energia, é hora de prestar atenção nos sinais do corpo. A fadiga extrema pode ser sinal de doenças ou de carência nutricionais, e até mesmo de distúrbios psicológicos como a depressão.

 

Para a maioria das pessoas, aquela sensação de desânimo está mais ligada ao sedentarismo e aos hábitos alimentares. 

Algumas mudanças podem aumentar sua energia rapidamente: 

Marque uma consulta médica: O cansaço que não melhora após uma boa noite de sono pode indicar alguma doença, entre elas diabetes, problemas cardiovasculares, anemia, artrite, apneia ou hipotireoidismo.

'Um estudo feito pela Universidade Johns Hopkins comprova que a atividade física aumenta os níveis de energia. O exercício melhora funções corporais como a respiração e os batimentos cardíacos, além de aumentar a auto-estima e a sensação de bem-estar. O melhor é que não é preciso fazer muito. Uma caminhada de 20 minutos já ajuda a levantar o astral. A ioga também pode ajudar. Um estudo feito pela Universidade de Oregon mostra que a prática aumenta a clareza mental, a energia e a confiança em si mesmo.

Beba muita água: A desidratação pode aumentar a sensação de letargia e deixa as tarefas do cotidiano mais difíceis. Atletas que não bebem água perdem a força com mais facilidade, mostra um estudo da California State University. Ficar muitas horas sem beber água diminui a concentração, piora o raciocínio e aumenta a irritabilidade.

Durma mais cedo: Dormir bem faz maravilhas ao organismo. Ajuda a emagrecer, regula o metabolismo, fortalece o sistema imunológico e afasta o risco de algumas doenças. Se está difícil dormir 8 horas por noite, tente ir para cama mais cedo. Um estudo feito pela Universidade de Stanford indica que quem dorme melhor costuma viver mais. Apenas cuidado com os cochilos. O ideal é descansar de 10 a 30 minutos. Mais do que isso e a sensação de cansaço vai piorar.

Coma mais peixe: Pesquisas da Universidade de Siena, na Austrália, mostram que uma dieta rica em ômega-3 aumenta os níveis de energia e melhora a concentração. Vale aumentar a ingestão de peixes como salmão, sardinha e atum ou tomar cápsulas de ômega-3.
Perca peso: Quem está acima do peso e perde alguns quilos percebe uma grande mudança nos níveis de energia, mostra um estudo feito pela Universidade Johns Hopkins. Fracionar a alimentação pode ajudar a conquistar este objetivo e também afasta o cansaço. Refeições mais frequentes ajudam a equilibrar o nível de açúcar e evita a fraqueza e as tonteira.


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...