google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Alimentos benéficos ao aparelho digestivo

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Alimentos benéficos ao aparelho digestivo

Aprenda dicas de alimentos benéficos ao aparelho digestivo (que atualmente é mais conhecido como 'digestório'. Refeições devem ser adequadas às condições do ambiente para evitar complicações na digestão.


Devido à correria do dia a dia, algumas pessoas ficam mais propensas a desenvolver irritações no aparelho digestivo devido aos excessos de alimentos e bebidas consumidos que agridem a mucosa do estômago e predispõem a azia, como comidas de rua, bebidas gaseificadas e alcoólicas.

É o que afirma o endoscopista Gustavo Andrade de Paulo, da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED).

“O consumo em excesso destes líquidos aumentam a acidez do suco gástrico que podem provocar uma gastrite podendo até levar ao aparecimento de uma úlcera”, alerta o especialista.

Ainda de acordo com o endoscopista, uma dieta rica em líquidos (água e sucos), legumes, verduras, fibras e frutas é o correto para haver um equilíbrio na flora intestinal.

O especialista também dá dicas de alimentos para manter a saúde do aparelho digestivo em dia.

Confira abaixo:

ÁGUA

É necessário um maior consumo de água. O corpo funciona melhor quando se toma água de forma adequada, cerca de dois litros por dia. A água é fundamental para o funcionamento dos órgãos, no aparelho digestivo, tem grande importância nos intestinos facilitando a digestão e absorção de nutrientes.

LEGUMES E VERDURAS

As hortaliças como legumes e verduras além de serem “frescos” e “leves” são muito ricos em água, vitaminas, minerais e fibras. As fibras auxiliam a digestão e formação do bolo fecal desempenhando uma importante ação reguladora que protege os intestinos. "Quando nos alimentamos adequadamente, o organismo está predisposto a minimizar os efeitos do álcool evitando, desta forma, aquela ressaca mais branda. Contudo sempre é bom apreciar com moderação", inclui De Paulo.

FRUTAS

Frutas são também muito ricas em nutrientes. Elas possuem água, fibras, vitaminas e sais minerais sendo excelentes para consumir o ano todo.


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...