google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Aprender a falar em público, algumas dicas

domingo, 1 de junho de 2014

Aprender a falar em público, algumas dicas

A comunicação é indispensável para as pessoas em geral. Sem ela, as relações humanas seriam muito mais complicadas, pois, se com o diálogo já é difícil em muitos casos, imagine se não houvesse. 

O poder da comunicação vai desde a transmissão de idéias até a erguer empresas. Como podemos perceber, ela está presente em todas as pessoas, seja do mais baixo poder aquisitivo ao maior, seja da classe operária aos grandes empresários, enfim, todos necessitam de algum dia falar em público e aí vem o terror para muitos. 



           

-->

A maioria das pessoas não costumam falar pra mais de 2 ou 3 colegas devido ao medo de fracassar, imagine se fosse para liderar um movimento estudantil onde ele (a) iria muitas vezes representar a turma em reuniões com representantes de outras categorias, ou aquele operário que iria fazer uso da palavra em nome da categoria usando um microfone e na frente de centenas de outras pessoas. 

Nós sentimos um nervoso e o detectamos inicialmente por um frio na barriga, sentimos ainda uma voz trêmula, além de falarmos as vezes muito lento ou rápido e isso nos faz dentre outras coisas nos alongarmos no assunto de forma desnecessária e sem conseguir persuadir aos ouvintes devido a colocação de frases e idéias confusas por perdermos o rumo e isso devido à falta de preparação para falar em público. Para algumas pessoas é até algo prazeroso falar em público. 

Mesmo que seja simples para elas já que não tem nenhuma inibição, mesmo assim se faz necessário conhecer algumas técnicas, não para desinibi-la, pois, estamos falando agora de alguém que acha simples falar em público, mas, para que possa fazer uma boa apresentação, como por exemplo, colocando os assuntos de forma que ao abordar um deles, seja breve e fale tudo, para que quando estiver em um próximo tópico, não tenha que voltar ao assunto anterior e assim deixando sua platéia um pouco desapontada, confusa e destruindo a boa ansiedade que a mesma já apresentava pelo assunto que você estava a falar.

Algumas dicas: 

 Procure se familiarizar com o ambiente; 

Conhecer e falar com alguns ouvintes se puder, antes de iniciar sua fala para todos;

Mesmo que já conheça uma parte da platéia, evite lembrar-se do modo como alguns deles tratam o humor e as piadinhas; 

Mantenha-se exatamente como você realmente é; 

Tente relaxar, encarando o momento como se fosse algo que vai continuar fazendo parte de sua vida; 

Procure antes de tudo saber qual o tema que será relatado, a finalidade do discurso, o público a ser direcionado, o tempo de duração de sua fala; 

Atente para a clareza do que você fala. Para isso mantenha a calma e procure falar pausadamente; 

Já nas primeiras palavras, observe a necessidade de moderar a altura e a intensidade da voz; 

Não se concentre no público e sim no que está a falar.



Domine a técnica, a prática e o assunto. Feito isso, você se sentirá seguro para apresentações do tipo palestras, discurso, oratórias ou qualquer evento que venha a exigir sua presença em um palco ou algo parecido

                VÍDEO: s
egredos para falar bem em público

                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...